terça-feira, 5 de março de 2013

Ato mostra a união da lavoura cacaueira contra a importação de cacau africano e asiático‏

Esta imagem será o SÍMBOLO deste movimento que deu seu primeiro passo hoje

O protesto contra as importações de cacau, realizado na manhã de hoje no Porto de Ilhéus, conseguiu unir fazendeiros, sindicatos, cooperativas, associações, trabalhadores rurais, meeiros, agricultores da agricultura familiar, e  integrantes do Movimento Sem Terras (MST). Todos em defesa do fortalecimento do cacau produzido do Sul da Bahia, que hoje sofre a concorrência de amêndoas de má qualidade, oriundas da África e da Ásia, inclusive países que explora a mão de obra escrava e infantil.

Os organizadores do movimento ficaram satisfeitos e perceberam que o caminho é a união,  neste momento as diferenças politicas  e ideológicas ficaram em segundo plano e mesmo com uma quantidade de pessoas abaixo da expectativa, ainda conseguiu atingir o objetivo de chamar a atenção do país para a situação especial por que passa a cacauicultura baiana.

Não tenho dúvidas que vários movimentos serão organizados, e desta vez mais organizados e com espaço para aqueles que foram eleitos para representar o povo tenha espaço  para falar e se comprometer diante daqueles que lhes deram o mandato.
Quem imaginaria que hoje o MST estaria unida aos Produtores !

O movimento de hoje foi o primeiro passo para uma ampla mobilização da sociedade organizada, numa demonstração que o compromisso do cacau é uma preocupação que ultrapassa as barreiras das diferenças.  
 
A queima simbólica do cacau, hoje no Porto Internacional de Ilhéus, abre espaço para uma ampla reflexão de todos os setores a nível local, nacional e internacional, onde ficou comprovado que cacauicultores e pequenos produtores podem se unir, e deixar suas diferenças em segundo plano quando o interesse é de ordem maior.
“Acreditamos que o caminho apontado é a união de todos”. Diz Henrique Almeida, presidente da Biofabrica e coordenador do movimento – União do cacau.

Por Ed Ferreira
Postado por Blogger no PHOTOSSINTESE.BLOG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...