quinta-feira, 7 de março de 2013

Ilhéus comemora o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira, 8 de Março


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o mundo na data de 8 de Março, será comemorado em Ilhéus nesta sexta-feira com uma série de atividades. Historicamente, a data tem simbolizado a luta feminina pelo exercício pleno da cidadania, com ênfase especial para o papel da mulher na  sociedade atual, bem como para suas principais conquistas ao longo dos anos.
Das 9 às 16 horas, na rua Jorge Amado, centro da cidade, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) estará promovendo diversas atividades. Entre elas, aconselhamento em DST, HIV/Aids e hepatites virais, teste rápido de HIV e sífilis, com resultado em cinco minutos, coleta de exame preventivo do colo do útero, realização de exames clínicos de mama e realização de triagem pré-natal, além de palestras educativas, distribuição de informativos e entrega de insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e lubrificantes).
A Associação do Núcleo da Mulher e Unidade Básica de Saúde do Caic (Centro de Atenção Integral à Criança) Darcy Ribeiro também promoverá atividades nesta sexta-feira (8). O evento, que vai comemorar os 15 anos de fundação do Núcleo da Mulher, acontecerá das 8 às 17 horas e tem como parceiros o próprio Caic Darcy Ribeiro, as secretarias municipais de Saúde e Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secti (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado).
De acordo com Leda Pureza, presidente do Núcleo da Mulher, no dia 8, uma série de serviços será oferecida às mulheres da zona sul da cidade. “Um dos nossos objetivos é demonstrar que esses serviços podem e devem ser prestados durante todo o ano, e que são fundamentais para atender aos direitos e necessidades das mulheres”, enfatiza. Segundo ela, as atividades serão desenvolvidas nas áreas de prevenção à saúde, beleza e educação em geral, incluindo palestras, solicitação de exames, aferição de pressão, cabeleireiro e massoterapia. O Caic Darcy Ribeiro – Núcleo da Mulher – fica localizado no Loteamento Santo Antônio de Pádua, 330, Barreira.
História - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Após ocuparem a fábrica, iniciaram uma reivindicação por melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica de tecidos, que, na sequência, acabou sendo incendiada. Aproximadamente, 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato de gigantesca desumanidade. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em lembrança e homenagem às mulheres que morreram na fábrica norte americana em 1857. Todavia, somente no ano de 1975, através de um  decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...