segunda-feira, 4 de março de 2013

Iniciadas alterações no trânsito da zona sul

 Trecho da faixa exclusiva sinalizada por Cones - Alteraçãoo no trânsito de Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom
 Acesso ao Bairro Sapetinga e ao Aeroporto pela Rua Coronel Pessoa - Alteração no trânsito de Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom
Com o objetivo de proporcionar uma maior fluidez no trânsito, visando melhorar o tráfego de veículos, uma série de alterações nas principais ruas e avenidas do Pontal e no centro da cidade, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 4, pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A adoção das medidas, enfatiza o secretário Isaac Albagli, trará benefícios diretos aos condutores de veículos leves e aos usuários do transporte coletivo que terão a oportunidade de chegar aos seus destinos de forma mais rápida e tranquila.
Uma das principais mudanças realizadas está na Avenida Lomanto Júnior, a principal do Pontal, no sentido Zona Sul – Centro, cuja via direita passa a ser destinada, exclusivamente, ao tráfego da frota de transporte coletivo, táxis e vans escolares. O teste de tráfego ocorreu na manhã desta segunda-feira, sem maiores problemas, e o trânsito escoou normalmente. “É importante dizer que, inicialmente, os motoristas terão um período para adaptação às novas regras”, adianta Isaac Albagli. Segundo ele, agentes de trânsito estão em toda extensão do trecho, nos horários de rush, auxiliando e coordenando o tráfego com a finalidade de evitar ou de, pelo menos, reduzir os frequentes congestionamentos.
As demais mudanças ocorrerão nos sentidos Zona Sul – Centro, Centro – Zona Sul, na Rua Vereador José Adry, conhecida como Pimenta de Cima, e nas ruas Ana Nery e Joana Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho.
Sentido Zona Sul – Centro – A Sutran informa que, a partir de agora, a entrada para Sapetinga, Jardim Pontal e o aeroporto, para os motoristas que estiverem trafegando pela Avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul-Centro, se dará, apenas, pela rua Coronel Pessoa (esquina do Pontal Praia Hotel), onde será criada uma faixa de espera para os veículos que farão conversão à esquerda. Serão proibidas todas as outras conversões à esquerda, nesse sentido, pelas ruas Eustáquio Bastos, Travessa Bonfim e Avenida Sapetinga. Nesta última, o tempo do semáforo, que era utilizado para permitir o acesso à Sapetinga, foi adicionado ao tempo do fluxo principal, contribuindo para fluir o tráfego.
Rua José Adry (Pimenta de Cima) - Será proibida a alternativa de conversão à esquerda, no sentido Zona Sul-Centro, pela rua Vereador José Adry (Pimenta de Cima), para não prejudicar o fluxo do trânsito e, também, a conversão à direita para quem sai por essa rua em direção à praça Cairu. Nesse caso, os motoristas terão como opção a Rua 7 de Setembro e Avenida Belmonte.  
Rua Ana Nery - Outra modificação importante é a reabertura da rua Ana Nery, que já foi liberada e vai funcionar como único acesso permitido ao largo adjacente ao Terminal Urbano João Mangabeira, onde se localiza uma escola e um hospital de médio porte. Para ter acesso a essa via, os veículos poderão entrar pela rua Joana Angélica (esquina do Ministério do Trabalho), seguindo pela rua Ana Nery, em direção ao Terminal. Com essa medida, o tempo do semáforo utilizado para o cruzamento de pedestres será o mesmo para aos veículos em direção ao Terminal Urbano via Rua Ana Nery. A conversão à esquerda, saindo da rua Ana Nery, no sentido praça Cairú, está proibida.
Centro – Zona Sul - A principal mudança que ocorrerá nesse sentido será a proibição do acesso de veículos na subida da ladeira que dá passagem à ponte Lomanto Júnior pela avenida Princesa Isabel, nos horários de pico no trânsito. Essa medida visa priorizar o fluxo principal, que é constantemente interrompido pelo conflito de veículos existente naquele local.
Semáforos – Uma das primeiras medidas adotadas pela Sedur, na tentativa de melhorar a mobilidade urbana, foi desativar alguns semáforos no eixo Pontal-Centro. Com a alteração no trânsito na Avenida Lomanto Júnior, alguns deles voltarão a operar normalmente: o que dá acesso ao bairro Sapetinga e os que estão instalados nas proximidades da Ceplac e do SAC, no centro da cidade.
Videomonitoramento - No início da popular Rua das Oficinas, cabeceira da ponte Lomanto Júnior, sentido Zona Sul-Centro, será instalada uma câmera de vídeomonitoramento para inibir as famosas e perigosas "roubadinhas" dos veículos que saem da Ponte e descem pela avenida Princesa Isabel.
Campanhas – A Sedur pretende realizar campanhas educativas que visam auxiliar e conscientizar os condutores de veículos para a alteração de comportamento que visem diminuir eventuais congestionamentos e, com isso, priorizar o transporte público. O incentivo ao uso do transporte coletivo foi enfatizado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, que vê nesse tipo de transporte uma alternativa para diminuir a quantidade de automóveis na pista. "Cada ônibus transporta em média 60 pessoas, que equivale a cerca de 40 veículos. Por isso, o transporte coletivo precisa ser priorizado para maior fluidez no tráfego". 
Na visão do superintendente interino da Sutran, Valério Bomfim, com as medidas, “quem ganha é a população, que poderá agilizar seu cotidiano. Além disso, utilizando o transporte coletivo colaboramos também para preservar o meio ambiente”, pondera.
As modificações no trecho Zona Sul-Centro, considerado o mais problemático em horários de pico, é uma das ações desenvolvidas pela Sutran para diminuir o tempo de espera no trânsito, sendo que outras ações serão implantadas posteriormente, com o mesmo objetivo. Durante os primeiros 15 dias de implantação do sistema, será realizada uma avaliação das modificações para observar a necessidade de possíveis ajustes. 
 
Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...