quarta-feira, 6 de março de 2013

Médicos do Provab começam a atuar nesta quinta-feira em Ilhéus




A partir desta quinta-feira, dia 7, nove médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, serão integrados ao Programa Saúde da Família (PSF), na rede de atenção básica de Ilhéus, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. Os novos profissionais foram recepcionados na quarta-feira, dia 6, pela secretária de Saúde, Ledívia Espinheira.
O Provab visa estimular a atuação de médicos no Programa de Saúde da Família (PSF) em municípios de pequeno, médio e grande porte. Dos 19 profissionais selecionados para Ilhéus, dez se apresentaram, mas um deles desistiu do programa. Na próxima semana, o Ministério da Saúde deve indicar novos profissionais para o município. Dos nove que já começam a trabalhar, a maioria reside em Ilhéus.
Com a chegada desses profissionais, haverá consultas médicas nas unidades de saúde da família do Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, na Urbis, no Salobrinho (PSF II), no Teotônio Vilela (PSFs I, III e IV), no Centro de Saúde Sarah Kubitschek, localizado no Malhado, nas unidades do Nelson Costa e de Olivença, e no bairro Nossa Senhora da Vitória (PSF I).
O jovem médico paulista Lucas Campos de Araújo, de Ribeirão Preto, recentemente teve uma experiência em saúde da família numa comunidade indígena do Acre. Em Ilhéus, ele atenderá ao PSF de Olivença, onde há predominância de remanescentes da tribo Tupinambá. Lucas disse que optou por Ilhéus pelo fato de ter interesse em conciliar o atendimento médico numa comunidade carente e, ao mesmo tempo, desfrutar da qualidade de vida oferecida pela cidade.
Também participaram da recepção aos médicos, a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Gleiciane Birschner, e o coordenador de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Carlos Oliveira. Na oportunidade, a secretária Ledívia Espinheira agradeceu a opção dos profissionais médicos por trabalhar em Ilhéus e ressaltou a necessidades de todos contribuírem para a reconstrução da rede básica de saúde do município. “Encontramos a saúde devastada. Sei que ainda não resolvemos todos os problemas, mas temos boas perspectivas nesse sentido”, acrescentou.
Cobertura - A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Gleiciane Birschner, disse que os dados disponíveis do ano passado, de Ilhéus, indicam uma baixa cobertura nas estratégias de saúde da família e dos agentes comunitários de saúde. “Nós conclamamos a todos para dar o melhor de si no sentido de mudarmos esse quadro positivamente”, disse.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...