sexta-feira, 8 de março de 2013

Tráfego de motos será liberado na faixa exclusiva do Pontal

Motos usarão a faixa exclusiva na Av. Lomanto Júnior - Foto Alfredo Filho - Secom
O tráfego de motocicletas será liberado na via direita da Avenida Lomanto Júnior, em caráter experimental, pela Superintendência de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus a partir de sexta-feira, dia 8. A medida integra o conjunto de ações de reordenamento no trânsito no acesso à zona sul da cidade implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), desde a última segunda-feira. Com as alterações, a faixa à direita da Avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul – Centro, tornou-se exclusiva para veículos de transporte coletivo, táxis, vans escolares e viaturas policiais, visando proporcionar maior fluidez do trânsito na principal via do Pontal.

Segundo o secretário Isaac Albagli, a liberação do tráfego para as motocicletas é necessária para evitar acidentes. Ele enfatiza que os motoristas estão sendo orientados pelos agentes de trânsito durante a fase de adaptação das novas normas, programada para durar cerca de dez dias.  “Aos poucos o cidadão adapta-se às mudanças, que serão avaliadas após a fase experimental e podem ser corrigidas para atender melhor a população”, explica.

Isaac Albagli enfatiza que a prioridade para o transporte público é um dos principais alvos das mudanças no trânsito de Ilhéus. “Os ônibus que trafegam da zona sul para o centro transportam em média 20 mil pessoas por dia. Cada um deles leva em média 60 pessoas, o que equivale a cerca de 40 veículos. Por isso, o transporte coletivo precisa ser priorizado para maior fluidez no tráfego, pois no que se refere à mobilidade urbana é importante dar primazia ao transporte de massa”, justifica.

O secretário afirma que já foi localizado um problema na saída de veículos da Sapetinga, pois alguns motoristas que se deslocam da zona sul para o centro estão evitando a Avenida Lomanto Júnior, escolhendo trafegar por outras ruas do bairro, o que tem provocando congestionamento. Outro ponto de engarrafamento temporário foi verificado na Rua 13 de maio, provocado por uma obra no local, que será concluída no final desta quinta-feira, 7, conforme Isaac Albagli.

O principal objetivo da Sedur é evitar, ou reduzir, os frequentes congestionamentos registrados na zona sul de Ilhéus e outras áreas da cidade. As demais mudanças ocorrem nos sentidos Zona Sul – Centro, Centro – Zona Sul, na Rua Vereador José Adry, conhecida como Pimenta de Cima, e nas ruas Ana Nery e Joana Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho. As alterações no trânsito incluem campanhas educativas para conscientizar os condutores de veículos da necessidade de  mudanças de comportamento que visem diminuir eventuais congestionamentos e, com isso, priorizar o transporte público.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...