segunda-feira, 9 de março de 2009

06 de março de 2009.
Elias Reis
eliasreis@gmail.com

Conselho Ilheense de Empurroterapia

Um ditado diz que de médico e louco todos nós temos um pouco. A automedicação o reforça, pois hoje temos remédio para tudo: engordar, emagrecer, não fumar, dormir, ficar acordado etc. - até mesmo nas barraquinhas que vende cigarro e doces encontramos remédio pra aumentar o tesão e até mesmo o famigerado Cytotec, utilizado pra mutilar feto. -, só falta inventarem e venderem um remédio para pararmos de tomar remédio...Muitos destes produtos são consumidos livremente, ou por debaixo dos panos, normalmente, nas famárcias. Em muitas drogarias de Ilhéus é possível comprar remédios de tarja preta sem a devida autorização médica. O Rivotril, droga altamente perigosa utilizado para depressão e ansiedade é vendido abertamente pelos profissionais da empurroterapia. Infelizmente muitas pessoas deixam de procurar um médico, para acreditar num balconista. Existe uma distorção comportamental do cidadão e ainda mais que, nunca se encontra um profissional com graduação em Farmácia nas drogarias de Ilhéus. Das 88 farmácias existentes em Ilhéus, na sua maioria, tudo se encontra: Medicamentos, perfumes, refrigerantes, bijuterias, cartões de telefone, massas, material de higiene e limpeza e muitos profissionais da empurroterapia. Só não encontra o graduado em Farmácia.
É dever considerar o poder econômico dos laboratórios e concorrência das farmácias. Nestas, os balconistas querem é vender e, muitas vezes sem receita mesmo. Seria parcial caso se omitisse, ainda, um fator social: falta de acesso aos serviços de saúde particular e os serviços públicos do setor não ajudam - vai esperar a morte? Claro que não. O balconista de farmácia hoje é o conselheiro, o psicólogo e muitas vezes o médico. Como nossos hospitais estão falidos e o nosso povo é doente, muitos terminam acreditando e ouvindo os “doutores do balcão”.
Misture-se a tudo isso à omissão pública, o poder dos laboratórios, a propaganda desmedida de remédios. Hoje o viciado em remédio apenas liga para a farmácia. Alega está com algum problema de ordem médica e solicita que o balconista indique a droga. Independente de receita ou não, o medicamento chega às mãos do comprador via moto-boy -. pagamento ainda com cheque pré-datado ou no cartão de crédito. Não vai demorar algumas farmácias em Ilhéus fazerem promoções: Leve uma caixa do analgésico Cataflam e ganhe uma tela de Anador totalmente grátis. Ou, compre aqui o anticoncepcional Microvlar e receba gratuitamente um pacote de camisinha marca gozzi sabor morango. É o capitalismo a todo custo!
Sabemos que existe a malandragem, a sonegação de impostos e outras irregularidades. É preciso muito cuidado com certas ofertas, muitas facilidades e gentilezas. Nunca deixem de conferir a bula, a credibilidade do laboratório e principalmente a validade dos produtos. Cuidados também com as farmácias que tempo em tempo estão mudando de razão social e nome de fantasia. É o corre-corre do fisco!
Apesar da mazela da saúde pública, o melhor a fazer - ou tentar - é consumir remédios sob receita médica. Em Ilhéus é difícil encontar médico, mas, acorde 4 horas da manhã, vá ao hospital ou posto médico, e tente. Quem deve receitar você é o médico e, não o balconista.
Poucos sabem, mas, às vezes, um simples comprimido de ácido acetilsalcílico, vendido como Anador, por exemplo, pode provocar uma hemorragia em alguém com estomago mais sensível. O Rivotril sem acompanhamento médico causa dependência, o Cataflam em demasia irrita o aparelho digestivo, o uso de Microvlar continuado engorda e pode deixar a mulher sem a sensibilidade necessária para gozar. Já camisinha da marca gozzi dá coceira nas paredes externas do pênis.
É claro que em Ilhéus temos boas e responsáveis famárcias. Bons profissionais e empresários preocupados realmente em zelar pela saúde do cliente. Temerariamente, nem todos têm consciência do risco de se vender medicamentos alheatoriamente.
Outro detalhe a não esquecer: O papel do médico é apenas receitar, jamais indicar a casa comercial. Basta os laboratórios que eles privilegiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...