sexta-feira, 13 de março de 2009

Centro Digital de Cidadania é Inaugurado em Taboquinhas


Foi inaugurado, na tarde da última quarta-feira (11), o Centro Digital de Cidadania (CDC) da Associação de Moradores do Distrito de Taboquinhas. Fruto do Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia (Pisde), o espaço disponibiliza 10 computadores e uma impressora para os moradores da maior comunidade rural de Itacaré. Entre as pessoas que acompanharam a abertura do serviço estavam a coordenadora executiva do programa, Rúbia Carvalho, o presidente da Associação de Moradores, Agnaldo Damasceno, e o vereador Fernando de Água Fria.
O CDC de Taboquinhas foi totalmente equipado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que garantiu também a instalação elétrica. Já a manutenção do espaço e remuneração do gestor e monitor serão de responsabilidade da Associação de Moradores de Taboquinhas, Prefeitura de Itacaré e Câmara de Vereadores, parceiros da iniciativa.
Com ambiente climatizado e acesso para pessoas com deficiências, o CDC de Taboquinhas funcionará regularmente a partir da próxima segunda-feira (16), das 8 às 22 horas, com intervalo para almoço. “No mínimo, devem ser oferecidas oito horas de acesso gratuito à comunidade local. Mas também serão realizados cursos, oficinas e palestras”, informou o gestor Sirley Neves.
A coordenadora executiva do Pisde elogiou a organização do espaço e fez questão de ressaltar o objetivo principal do Centro Digital de Cidadania, que é oportunizar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação a todos os cidadãos. “Sempre sob a orientação do monitor e gestor, a comunidade terá acesso irrestrito a todos os sites e serviços da internet”, explicou Rúbia Carvalho.
Utilizando softwares livres desenvolvidos para atender às necessidades dos usuários, o CDC possui algumas regras de uso, a fim de evitar alguns crimes que possam ser cometidos pela internet, como a pedofilia. Menores de 18 anos devem ser cadastrados pelos pais e crianças até 10 anos só podem utilizar o serviço desde que acompanhadas pelos responsáveis.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ficou muito satisfeito com a instalação do Centro Digital em Taboquinhas e se comprometeu em articular a implantação de outros espaços em mais localidades do município. “Nosso objetivo é que o próximo seja montado no bairro Santo Antônio, onde vivem cerca de seis mil habitantes e a maioria em risco social”, informou o prefeito.



Gerônimo está entre atrações
do Espicha Verão em Itacaré

O cantor e compositor Gerônimo será a grande atração musical do primeiro dia do “Espicha Verão”, que começa neste sábado (14) em Itacaré. Cantando sucessos como “Eu sou Negão”, “É D’Oxum” e “Menino do Pelô”, o artista se apresentará a partir das 19 horas, na Praça do Canhão. Mas, as atividades do projeto da Bahiatursa começam ainda de manhã, às 10 horas, com apresentações culturais e esportes de areia.
Iniciado no ano passado em Salvador, a iniciativa da Empresa de Turismo da Bahia contemplará outras cidades do interior, mas apenas Itacaré contará com dois dias da iniciativa, que acontecerá também no dia 21. “É um privilégio para o nosso município ser beneficiado com esta ferramenta que visa prolongar a alta estação”, disse a secretária municipal de Turismo, Diana Quadros.
Além de música, dança e esportes, o “Espicha Verão” disponibilizará ainda uma praça de alimentação. Serão 10 barracas de comidas e bebidas de associações locais previamente cadastradas. Apesar de contar com atividades tranqüilas, voltadas para toda família, a segurança do local será garantida pelas Polícias Militar e Civil.
Para a realização do projeto, a Bahiatursa arca as atrações e a divulgação entre as operadoras turísticas enquanto o governo municipal e a comunidade dão apoio operacional. “Esperamos que a iniciativa seja um sucesso para o público e também para toda a cadeia turística do nosso município”, afirmou Diana Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...