domingo, 15 de março de 2009

Ibirapitanga espera colher

Pequenos agricultores, pessoas assistidas por entidades assistenciais e crianças matriculadas em escolas da rede municipal compartilharam o mesmo espaço no lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos, na quinta-feira (12), no Clube Social de Ibirapitanga. O programa é considerado pelo prefeito Antônio Conceição Almeida , o Gude, como uma ação que vai trazer mudanças significativas para a vida do homem do campo, movimentar o comércio local e melhorar a qualidade da alimentação nas escolas e entidades beneficentes.
O PAA é um subprograma do Fome Zero e atua em duas pontas. Na primeira, adquire os alimentos produzidos pela agricultura familiar a preço justo, inibindo a figura do atravessador. Os alimentos são comprados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e redistribuídos entre entidades filantrópicas e escolas públicas, para a merenda dos alunos, ajudando a cumprir a Medida Provisória que manda aplicar 30% dos recursos do FNDE destinados à merenda escolar na aquisição de alimentos da agricultura familiar.
O lançamento do programa em Ibirapitanga foi uma verdadeira festa, cujo espírito ficou bem resumido na palavra do assessor de comunicação do município, Paulo Mimoso. “Deus não dotou esse município de tanta riqueza, tantos rios, tanta terra boa para que nele habite tanta pobreza”, disse Mimoso, acrescentando que “precisamos nos capacitar para beber da fonte de progresso em que se transformaram os programas sociais do governo Lula”.
Centenas de produtores rurais assistiram à apresentação do PAA, num clima de grande expectativa e esperança. Para eles, o programa significa a chance de ter um mercado garantido para os seus produtos. “É tudo que a gente precisava”, resumiu com um brilho nos olhos e um largo sorriso a agricultora Damiana de Souza, que vende um cacho de banana da prata de sua roça por R$ 4,00 ao atravessador e agora sonha em repassar para a Conab por R$ 12,00.
Essas vantagens do PAA foram destacadas por Soares Neto, assessor da Conab, e pelo diretor jurídico Franklin Gomes, que representou a superintendente da companhia na Bahia e em Sergipe, Rose Pondé. “Como executora do PAA, a Conab tem compromisso com o agricultor familiar e o propósito de dar ao homem do campo a oportunidade de sobreviver do produto do seu trabalho”, afirmou Gomes.
O evento em Ibirapitanga contou ainda com as presenças do secretário de Agricultura do município, Edvaldo Quinto, e dos titulares da mesma pasta em Itacaré, Ricardo Brazão, e Coaraci, Venâncio Leal, que destacaram a experiência com o PAA em seus municípios. Durante o lançamento, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) anunciou a doação de 3.500 quilos de grãos de milho e 1.500 quilos de feijão para plantio em pequenas propriedades de Ibirapitanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...