sábado, 19 de novembro de 2011

ILHÉUS REALIZA 2º MUTIRÃO DO DIABÉTICO

O Tabuleiro.com

O 2º Mutirão do Diabético de Ilhéus será realizado nesta sábado (19), com o tema “Unidos pelo Diabetes”. O evento acontecerá na praça J. J. Seabra, em frente a Câmara de Vereadores, das 8 às 13 horas. O mutirão tem como objetivo sensibilizar e orientar a população sobre diabetes, além de oferecer diversos serviços na área de saúde.

Estarão disponíveis para a população durante toda a manhã serviços como verificação de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação nutricional, saúde bucal e exames oftalmológicos. O mutirão contará ainda com um estande que fornecerá informações sobre doação de órgãos e hemodiálise, além de palestras e distribuição de material informativo sobre diabetes.

O 2º mutirão do Diabético é uma realização da Associação dos Diabéticos de Ilhéus, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria municipal da Saúde. O mutirão conta com o apoio também da Associação dos pacientes crônicos renais, Associação dos Deficientes Físicos, Clínica Cenoe, e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, e tem como principais características: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina). É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.

O diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo Ministério da Saúde, até 2025 a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir inclusive crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...