segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Informes do SINDSAÚDE de Ilhéus



De responsabilidade do SINDSAÚDE-ILHÉUS-BA

ILHÉUS ESTEVE PRESENTE NO 8º CONGRESSO DOS TRABAHADORES EM SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA,REALIZADO EM (21 E 22 DE DEZEMBRO/11) NO CENTRO DE CONVENÇÕES EM SALVADOR.

8º Congresso disse não ao trabalho precário.

 A necessidade de união e mobilização DOS TRABALHADORES EM SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, foi o tema central do 8º Congresso da categoria, que foi realizado em (21 e 22 de dezembro/11) no Centro de Convenções, em Salvador. Como disse Adilson Araújo, coordenador estadual da CTB, repetindo palavras de Frei Betto, “governo e patrão é igual a feijão, se não bota pressão não amolece”.
O combate à precarização dos vínculos trabalhistas é uma das principais lutas lideradas pelo SINDSAÚDE-BA e que deverá figurar, também, na pauta de reivindicações ao longo do próximo ano, tanto na esfera estadual quanto municipal. Além disso, ficou claro que a categoria terá que manter a mobilização pela valorização dos servidores, pelo pagamento da URV, pela revisão do PCCV (Plano de Cargos, Salários e Vencimentos) e dos critérios de avaliação de desempenho, bem como pelo fortalecimento do SUS.
Força do interior
Emocionado por estar encerrando sua gestão à frente do Sindsaúde, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva frisou que apesar do processo democrático ter sido estabelecido no país e no estado, o atendimento às reivindicações dos trabalhadores ainda deixa a desejar. A vereadora Aladilce Souza, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e diretora da entidade, classificou como um avanço democrático a instituição de mesa permanente de negociação, mas concordou que é preciso avançar sobretudo na questão da valorização dos trabalhadores via Plano de Carreira, privilegiando o salário base e não gratificações.
Ela chamou atenção, também, para a representatividade do evento, com a participação de mais de 300 delegados, grande parte do interior do estado. Entre as maiores delegações do interior, destaque para Feira de Santana, Vitória da Conquista, Irecê, Barreiras, Crisópolis, Serrinha, Ipiaú e Ilhéus.

Os representantes escolhidos de Ilhéus para participarem do Congresso em Salvador foram:Exupério Farias (delegado),Vitoria Catarino (delegada),Rita de Cássia (delegada),Luiz Goes Alves,Avanice Lopes Almeida,Sonia Maria dos santos,Maria das Graças Leitão Brasil e Waldir Medrado da Silva (filiados),todos funcionários do H.G.L.V.Filho.A delegacia do Sindsaúde-Ilhéus,informa aos servidores da saúde que,também conquistaram na justiça o direito ao pagamento da URV,até então assegurado aos servidores do Judiciário,do Legislativo e do Ministério Público.Apartir de uma sentença do Tribunal de Justiça da Bahia,o Estado foi condenado a pagar os valores devidos aos servidores contratados até 1994.A categoria aguarda conduta do Governo Estadual no sentido de agilizar e efetuar o pagamento,já que não é mais possível ao Governo recorrer.É mais que justo que estes profissionais recebam aquilo é seu por direito.O que nos resta esperar,é que o governador cumpra aquilo que lhe foi sentenciado e que seja dentro do prazo estabelecido.
A mesa de abertura foi formada com as presenças, ainda, da coordenadora da Fetrab, Marinalva Nunes; do presidente do Sindimed-Ba, José Caires; do coordenador da APLB-Sindicato, Rui Oliveira; das diretoras do Sindsaúde Ivanilda Brito (vice-presidente) e Ademária Santos (interior); e da superintendente de Atenção à Saúde da Sesab, Gisélia Souza.
Diretrizes do SUS
O Ministério da Saúde foi representado pela coordenadora-geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde, Miraci Mendes Astun, que abriu os trabalhos da tarde do primeiro dia com a palestra “Diretrizes da Mesa Nacional de Negociação do SUS para a política salarial dos trabalhadores da Saúde”. Na atividade, coordenada pela diretora Tereza Deiró, Miraci ressaltou a importância da mesa de negociação ser permanente, funcionando como um fórum paritário de trabalhadores e gestores. Como exemplo de política pactuada por esse processo ela citou o Protocolo de Saúde do Trabalhador da Saúde, assinado no início do mês durante a Conferência Nacional de Saúde.
A plenária aproveitou a presença da representante do MS e cobrou providências sobre pontos importantes da pauta dos trabalhadores da saúde, como o pagamento da URV, a redução da carga horária, a revisão do Plano de Carreira e a agilização dos processos de aposentadoria. O presidente do Sindsaúde-BA, Silvio Roberto, criticou a falta de atenção do governo do estado para com os trabalhadores da saúde: “Falta vontade política para cumprir nossas pautas. Os trabalhadores da Saúde não foram contemplados nos planos do governo”.
Em seguida à palestra foi promovida a plenária de debate com apresentação do balanço da gestão e leitura do documento base, sob a coordenação de Inalba Cristina Fontenelle. Foi eleita a mesa diretora do evento e a comissão eleitoral.
O segundo dia do Congresso foi aberto com a exposição do assessor jurídico Gilvan Assumpção sobre o processo de cobrança da URV, mesa coordenada por Ivanilda Brito. À tarde foi instalado o processo eleitoral para a diretoria e Conselho Fiscal do Sindsaúde. O resultado da eleição para o triênio 2012/2015  foi proclamado às 18h.Agora tem uma mulher na Presidência do Sindsaúde-Ba  a Inalba Cristina Fontenelle e a Vitoria Catarino (Ilhéus) diretora do Interior.

FOTOS E MATÉRIA: RADIALISTA RITA DE CÁSSIA (DRT-BA 1939)E DELEGADA DO SINDSAÚDE-ILHÉUS 0
ACESSE!
Sindicato dos Radialistas de Ilhéus
Rita de Cássia, assessora de imprensa,diretora de comunicação e cerimonialista do STERT-IOS (DRT-Ba 1939).
ritameliamarta@hotmail.com  /ritadecassia_sindiradio@hotmail.com
ritadecassiasindiradio@gmail.com / ritadecassia_sindisaude@hotmail.com
Facebook procurar por Rita Carvalho Oliveira  /     Twitter: @ritadecassia90
(73)8849-8456 / 8103-3351 / 9130-9720 Ver mais:  http://www.fsulba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...