quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PM realiza curso de Gestão da Segurança Escolar em Itacaré

 Oficiais da PM ensinam como prestar os primeiros socorros.
  Participantes fazem simulação de situação de emergência.
 Com objetivo de capacitar professores e coordenadores pedagógicos da rede pública para situação de risco envolvendo estudantes, a 72ª Companhia Independente da Polícia Militar promoveu o primeiro curso de Gestão da Segurança Escolar em Itacaré. 
Foram 16 horas de aulas práticas e teóricas sobre diversos temas ligados à educação e segurança pública. Durante o curso, os participantes aprenderam como gerenciar uma crise no ambiente escolar, conheceram melhor o estatuto do desarmamento e as leis pertinentes à educação.
Os cursos foram ministrados por oficiais da PM com graduações especificas e professores universitários. Os participantes puderam tirar dúvidas, conhecendo melhor muitos dos assuntos que são diariamente debatidos pelos veículos de comunicação, só que superficialmente.  

Eficiência
O comandante da 72ª Companhia Independente da PM, major José Pessoa, explica que “o objetivo do curso foi preparar melhor os profissionais de educação para agirem com eficiência em possível momento de alto risco envolvendo o aluno. Uma intervenção correta pode evitar uma tragédia no ambiente escolar”.
Major Pessoa afirma que, nos moldes que foi apresentado, foi um curso inédito no Brasil e que outros municípios regionais estão pleiteando. Os professores e coordenadores pedagógicos de Marau devem ser os próximos beneficiados. Já quem ainda não participou em Itacaré terá uma nova chance.
De acordo com o oficial da Polícia Militar, no primeiro semestre de 2012 serão realizados mais dois cursos da Gestão da Segurança Escolar. O curso realizado no final de novembro deste ano contou com a participação de 40 professores e coordenadores das redes estadual e municipal de educação, além de profissionais liberais.

Proerd
Ele destaca ainda que a PM vem promovendo diversas medidas para evitar que estudantes se envolvam com a criminalidade. Uma delas é a realização, em todo o estado, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que neste ano formou 410 alunos do ensino fundamental das escolas Maria Benjamina e Grupo Escolar Manoel Castro, em Itacaré.   
Pessoa observa que a filosofia da Polícia Militar está cada vez mais voltada para a prevenção. “Queremos que a criança entenda que a polícia é amiga dela, que existe para defendê-la. Quanto mais crianças entenderem o nosso trabalho, compreendendo que o caminho errado é curto, menos violência teremos”, finaliza.

Ascom Itacaréwww.itacare.ba.gov.br
(73) 4141-0166
(73) 9981-2000
(73) 9990-9608
(73) 8842-8442
(73) 9157-2471

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...