segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

União pela escola integral

O termo de cooperação assinado pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Ana de Hollanda, tem como um dos principais objetivos fortalecer a proposta ainda recente de implementação do ensino de tempo integral no país — uma das metas do segundo Plano Nacional de Educação, ainda em discussão na Câmara dos Deputados. Segundo Haddad, a ideia é desenvolver, nas escolas, atividades de música, teatro, esportes e discussões de temas, como a sustentabilidade e direitos humanos. "Temos que combinar esforços e recursos para dar essa oportunidade às crianças do Brasil."

O orçamento estimado para a realização da parceria é de R$ 80 milhões, a ser gasto até 2014 e atender 5 milhões de estudantes da rede pública. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), as ações terão início em fevereiro de 2012 em cerca de 2 mil instituições de ensino. "Vamos lançar os editais em janeiro e as escolas vão manifestar quais atividades elas têm interesse", disse Ana de Hollanda. O acordo também prevê um mapeamento de espaços públicos próximos às instituições de ensino que possam ser usados pelos alunos para a realização de atividades culturais, que devem levar em conta as culturas regionais.

A parceria interministerial surtiu efeito na formulação do parecer do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do Plano Nacional de Educação na Câmara. Segundo a ministra, o parlamentar se reuniu com a equipe das pastas para incorporar ações culturais em seu relatório, itens que não estavam previstos na versão original.
Correio Braziliense - 09/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...