terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Itacaré recebe apoio do estado para ações voltadas à zona rural

Ações para o fortalecimento e desenvolvimento das comunidades rurais de Itacaré estiveram entre os assuntos abordados na reunião entre o prefeito, Antônio de Anízio, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Emilson Piau. O encontro aconteceu na última sexta-feira (16), em Salvador, contando ainda com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra.

A reunião entre os representantes de Itacaré e do governo do estado foi articulada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB). Ela destacou a importância da aplicação de investimentos no município que é o terceiro maior destino turístico da Bahia. "Diferente da realidade luxuosa dos resorts, os moradores do campo vivem em situação de pobreza. É necessário incentivar projetos que geram emprego e renda", disse a deputada que pertence ao mesmo partido do prefeito Antônio de Anízio.

Segundo o secretário Edmon Lucas, Itacaré é um município de grande relevância para o estado e irá trabalhar junto com a CAR para mudar a situação de precariedade da zona rural. "É fundamental que exista esse relacionamento cada dia mais próximo com as prefeituras. Queremos apoiar e executar projetos que, de fato, melhorem a qualidade de vida dessa população", destacou.

Durante a reunião, Antônio de Anízio informou que o governo municipal já começou a estabelecer contatos com os pequenos agricultores e destacou a importância de ações para manter a população no campo. De acordo com o prefeito, "o número de habitantes na zona rural é superior à urbana, por isso são necessários investimentos específicos". Entre os projetos considerados importantes estão a construção da central de abastecimento e da unidade de beneficiamento de frutas.

Outra proposta apresentada foi a criação da marca de sorvete de Itacaré, cuja matéria-prima será produzida pelos pequenos agricultores do município. O prefeito de Itacaré acredita que a CAR possui instrumentos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade de vida da população e de seus índices econômicos. O apoio pode ser dado através da execução de projetos de desenvolvimento local de geração de renda e do sistema cooperativo empregado nas comunidades pesqueiras, de pequenos agricultores e artesãos.



Itacaré busca ampliação de
beneficiários do Bolsa Família

Com três mil inscritos no programa Bolsa Família, a Prefeitura de Itacaré quer elevar este número para 4.500 beneficiários. Realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o cadastramento e atualização dos dados das famílias foram iniciados no último dia 12. Segundo o titular da pasta, Cirilo Santos, a meta é aumentar os números também na zona rural. "Estamos mobilizando uma equipe para atender o distrito de Taboquinhas, o mais populoso do município", declarou.

Sobre a meta de ampliação do programa Bolsa Família em Itacaré, o prefeito Antônio de Anízio disse que esta ação é essencial para que pessoas de baixa renda possam ter uma melhor qualidade de vida. Segundo ele, "o governo municipal está empenhado para que mais cidadãos em situação de pobreza possam desfrutar deste benefício concedido pelo governo federal".

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré também está articulando a entrega dos cartões do programa àqueles que não os receberam via Correios. "Há cerca de 400 cartões que, no ano passado, não foram entregues no prazo determinado. Estamos articulando com a Caixa Econômica Federal para trazê-los de volta e encaminhá-los aos seus beneficiários", informou o secretário.

Outra ação da Secretaria de Desenvolvimento Social relacionada ao programa Bolsa Família é o desbloqueio dos cartões. Devido à mudança da gestão municipal, está sendo aguardado o envio da nova senha de acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Este sistema do Ministério de Desenvolvimento Social é acessado pela internet e serve também para realizar bloqueios, cancelamentos, reversões de cancelamento de benefícios e alterações cadastrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...