terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Secretaria de Agricultura de Itacaré inicia
cadastramento de pequenos agricultores


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré iniciou, no último domingo (18), o cadastramento de pequenos agricultores para inseri-los em programas que serão desenvolvidos em parceria com a Petrobrás, Biofábrica de Cacau, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e SEBRAE. "Serão beneficiadas 150 famílias, que receberão todo o apoio técnico para se adequar aos projetos", informou o secretário Ricardo Brazão.

O encontro com os pequenos agricultores aconteceu no povoado de Cachimbo Seco, onde compareceram produtores de outras localidades rurais, como Quirinos, Toco Preto, Cajueiro e Outeiro Bonito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também esteve presente junto com o presidente da Câmara, Milton Ramos, e o vereador Fernando de Água Fria. Além do início do cadastramento, durante a última reunião, foi abordada ainda a formação da cooperativa agrícola.

Os pequenos agricultores beneficiados serão inseridos no programa de biodiesel da Petrobrás, para a plantação de oleaginosas, como o girassol. A Biofábrica de Cacau fornecerá mudas e o SEBRAE conduzirá projetos voltados para comunidades quilombolas, raízes, horta orgânica, apicultura e mandiocultura. A EBDA também contribuirá com cursos de capacitação e assessoria técnica.

Os convênios entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré e as entidades será formalizado no dia 07 de fevereiro, quando será realizado o primeiro dia de campo no distrito de Taboquinhas. Na ocasião, haverá palestras e o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Nosso objetivo é manter o relacionamento próximo e realizar ações que tragam benefícios diretos aos pequenos agricultores", disse Ricardo Brazão.

Hospital de Itacaré tem
nova presidência eleita


Com 54 votos a favor e 42 contrários, os associados da Fundação Hospitalar de Itacaré elegeram Terezinha Pereira como presidente da instituição. A eleição e posse da nova diretoria executiva ocorreram na tarde do último sábado (17) e contaram com o apoio do vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Rosival Bispo e dos vereadores Nego (PPS) e Pedrão (PCdoB).

A nova presidente da Fundação Hospitalar de Itacaré concorreu com o ex-prefeito de Itacaré, Jarbas Barbosa. Terezinha Pereira contará com a parceria do atual gestor municipal, Antônio de Anízio. Por quatro anos, ela estará à frente do Hospital e Maternidade, que possui 30 leitos disponíveis para atendimentos de média complexidade e dá suporte a pacientes das zonas urbana e rural.



Seminário de licitações e contratos é
realizado pela Prefeitura de Itacaré



Investindo no oferecimento de um serviço eficaz e transparente, a Prefeitura de Itacaré realizou o Primeiro Seminário de Licitações e Contratos Administrativos. A iniciativa aconteceu nessa segunda e terça-feira (19 e 20), na sede da Prefeitura, e foi voltada a servidores, secretários e vereadores. "Com esta capacitação, nosso objetivo é dar subsídio aos profissionais para que todos os atos administrativos sigam os parâmetros legais", afirmou o prefeito Antônio de Anízio.

O seminário abrangeu todas as etapas do processo licitatório, desde a fase interna até a externa, com a publicação de avisos. O conteúdo teve como base as Leis 8.666/93 e 10.520/2002, que regulamenta as normas de licitações e contratos pelos governos federal, estadual e municipal. Todas as compras ou contratações de serviços devem seguir as etapas determinadas pela legislação como forma de dar transparência aos atos públicos.

O seminário foi conduzido pelo pregoeiro formado pelo Centro de Orientações em Licitações, Leandro Silva Santos. Ele, que pertence a OGS Consultoria e é habilitado pelo Tribunal de Contas da Bahia, elogiou a ação da Prefeitura de Itacaré ao investir na capacitação dos profissionais. "É a primeira vez que esta iniciativa é trazida ao município, beneficiando um maior número de profissionais", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...