sábado, 31 de janeiro de 2009

ELEIÇÃO E POSSE DO CONSEGUISUL DE ILHÉUS







O Conselho Comunitário de Segurança de Ilhéus Sul - CONSEGUISUL teve ontem 30 de janeiro de 2009 ás 19:00h na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá a eleição e posse de sua diretoria executiva para o biênio 2009/2011, reelegendo a Srª Eliene Ribeiro dos Santos para presidente. O CONSEGUISUL é hoje o único Conselho comunitário de segurança funcionando no município de Ilhéus, fundado apartir da criação das companhias comunitárias independentes da policia militar vem se firmando na integração do cidadão e a sociedade. Foi eleitos e empossados os seguintes Conselheiros: Presidente- Eliene Ribeiro dos Santos, Vice Presidente- José Reis, 1º Secretário- Eduardo Antonio Ferreira Lima, 2º secretário- Jorge Farias, 1º Tesoureiro- Elvécio Almeida da Silva, 2º Tesoureiro- Antonio de Jesus Amaral, Relações Pública- Roberto de Jesus(Corsário), e o Conselho Fiscal-Jackson de oliveira Moura, Vitor Bispo dos Santos, Aidê Gomes da Silva, Adilson Almeida dos Santos, Waldemar da Conceição Alves e Domingos França da Silva. Estiveram presentes na eleição o Capitão da Policia Militar e comandante da 2ª Cia de Policia comunitária da Zona Sul; Capitão Vasco, Representante da Associação de Sargentos e Subtenentes da Policia Militar em Ilhéus- Sr. Robson Mello, Representante da Associação dos Cabos e Soldados da Policia Militar Regional - APPM- Sr. Gerson Mendes de Oliveira, Representantes das Associações do Santo Antonio de Pádua-Sr. Pedro Alves, da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá-Srª Fátima Fraga de Souza, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da COELBA-Arlindo Oliveira dos Santos e Vanildo Alves Nascimento, da Associação do Bairro Nossa Senhora da Vitória-Sr. Norberto Pinto da Silva e o Vice Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus e grande colaborador do Conselho Sr. Edvaldo Nascimento de Souza (Vereador Dinho Gás).

O QUE É CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA?

Os CONSEGs são entidades, compostas por líderes comunitários do mesmo bairro ou município. Essas lideranças se reúnem, voluntariamente, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, para desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais. Assim, cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam por adesão, às diretrizes emanadas pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quem participa dos CONSEGs?

Cada CONSEG exige, para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública, a participação de dois membros natos, quais sejam o Delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar no bairro ou município onde funciona o Conselho. Além deles, participam voluntariamente, também, pessoas eminentes que representam os poderes públicos, entidades associativas, clubes de serviço, imprensa, instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, bem como outros líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de circunscrição do respectivo CONSEG.

Para que serve um CONSEG?

Um Conselho Comunitário de Segurança ativo difunde o conceito da parceria em uma comunidade, cooperando para restaurar, manter e desenvolver fortes vínculos de solidariedade e compreensão, auxiliar a Polícia a estabelecer prioridades no atendimento à população e realizar campanhas educativas que estimulam a auto-proteção comunitária, evitando a ocorrência de infrações e acidentes que possam ser evitados. Além disso, como o CONSEG reúne representantes dos diversos segmentos da sociedade, pode corrigir problemas ambientais que, embora não sejam da competência da Polícia resolvê-los, trazem reflexo à atividade policial, onerando seus recursos. Tais problemas podem ser de origem humana (ex: menores abandonados, moradores de rua, migração desordenada e outros) ou material (buracos nas vias públicas, falta de telefones públicos, má iluminação, terrenos baldios, imóveis abandonados, falta de equipamento de proteção contra roubo de agências bancárias etc.).
Finalmente, promovendo o conhecimento pessoal, o reconhecimento de valores culturais e a compreensão entre líderes dos mais diversos segmentos da comunidade, inclusive os mais fragilizados, os CONSEGs atuam como um vetor de integração de lideranças étnicas e de diferentes segmentos sócio-econômicos de uma comunidade. Superando conflitos a partir do diálogo, atuando como instituição de difusão e defesa dos conceitos dos direitos humanos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...