terça-feira, 9 de junho de 2009

Começa campanha de vacinação contra poliomielite


Prevenção é o método mais seguro de controlar doenças

Começa nesta terça-feira, 9, a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e a meta é vacinar cerca de 1,2 mil crianças menores de cinco anos na Bahia. Os pais têm até o dia 3 de julho para imunizar seus filhos.

Os bebês com menos de um ano devem tomar três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses. Ao completar 1 ano e 3 meses, a criança deve receber um reforço e até os 5 anos mais duas doses. Já quem foi imunizado no ano passado, deve repetir a dose este ano.


A contra-indicação é para crianças que estejam como febre alta, tomando altas doses de corticóide ou fazendo quimioterapia ou radioterapia. Nestes casos, é indicado adiar o dia de vacinação.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral, transmitida através da tosse, espirro, saliva ou fezes. Falta de higiene e saneamento básico pode contribuir na proliferação do vírus. Esta doença pode deixar sequelas graves, como a paralisia, ou mesmo levar a criança a morte.

No postos de saúde, as crianças também podem ser imunizadas com as vacinas do calendário básico: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...