quarta-feira, 10 de junho de 2009

Itacaré inicia campanha de vacinação contra pólio

Secretária de Sáude - Luciana Pinheiro

A Secretaria de Saúde de Itacaré iniciou, na última segunda-feira (08), a primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil). Até o dia 13 de julho, a meta é imunizar, no mínimo, 95% das crianças com idade inferior a cinco anos. Para isso, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, além de equipes volantes que percorrerão bairros e localidades rurais.

O ponto alto da campanha será no próximo dia 20, Dia Nacional de vacinação contra paralisia infantil. Para a ocasião, das 8 às 17 horas, estarão disponíveis nove postos fixos e dois volantes na sede de Itacaré, enquanto na zona rural haverá três locais pré-estabelecidos e uma equipe móvel. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Jovita, “ao todo, 42 profissionais estarão envolvidos nos trabalhos, entre vacinadores, registradores, enfermeiras e motoristas”.

Após o dia de mobilização nacional, a Secretaria de Saúde de Itacaré realizará varreduras nas zonas urbana e rural a fim de assegurar que todas as crianças com menos de cinco anos sejam imunizadas. “Não mediremos esforços para que nenhuma criança fique sem tomar as gotinhas que protegem contra a pólio”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Além de administrar a anti-pólio, a Secretaria de Saúde de Itacaré também aproveitará para atualizar os cartões de vacinação, imunizando também vacinas contra Tétano, Febre Amarela, Hemófilus, Sarampo, Caxumba e Hepatite B. Desta forma, todas as crianças, independente de já terem sido vacinadas anteriormente, devem ser levadas aos postos de saúde no período da campanha.

A paralisia infantil está erradicada do Brasil desde 1989, mas ainda existem em outros países. A única forma de proteger do vírus é através da vacina, que é indolor e sem contra-indicações. “Itacaré é uma cidade turística, que recebe visitantes de todas as partes do planeta. Por isso é importante que os pais e responsáveis protejam suas crianças, levando-as para tomar a vacina”, disse a secretária de Saúde, Luciana Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...