quarta-feira, 17 de junho de 2009

Projeto Governo Itinerante realiza mais de 400 atendimentos no Fojo




Mais de 400 pessoas da comunidade quilombola do Fojo foram beneficiadas através do projeto Governo Itinerante, realizado pela Prefeitura de Itacaré. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira (11), das 8 às 17 horas, com a oferta gratuita de serviços médicos e odontológicos, cursos de culinária, palestras, brincadeiras e demais atividades. As ações aconteceram na área da escola municipal da localidade, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus e sob toldos.

O vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, e representantes de cada Secretaria Municipal também participaram da iniciativa, recebendo os moradores do Fojo. “Foi uma oportunidade para dialogarmos e ouvirmos as reivindicações exclusivas da comunidade rural, que não tem acesso facilitado à sede do município devido à distância. Com o sucesso desta primeira experiência, esperamos levar a mesma iniciativa a outros locais”, disse Rosival.

Durante o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde prestou atendimentos médicos, como aferição de pressão arterial, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e vacinação de crianças e adultos. Odontólogos também estiveram presentes, ministrando palestras sobre saúde bucal e distribuindo kits com escovas e cremes dentais. A Secretaria de Desenvolvimento Social efetuou cadastramentos e atualizações de dados do programa Bolsa Família.

A Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura ficou responsável pela recreação voltada às crianças e adolescentes, com a realização de brincadeiras tradicionais, a exemplo de pau-de-sebo, dança da cadeira, corrida de saco, além de exibições de vídeos educativos. Já representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente falaram sobre o cultivo do girassol e distribuíram sementes da flor.

O Governo Itinerante ainda ofereceu cursos gratuitos de culinária regional e alimentação enriquecida. Na ocasião, também foram distribuídos donativos para famílias de baixa renda do Fojo. E uma feijoada completa foi o almoço oferecido aos participantes do projeto. “Nosso objetivo foi alcançado, uma vez que conseguimos elevar a autoestima e promover a cidadania entre os moradores da comunidade rural”, destacou o ouvidor Rogério Lúcio da Silva, um dos organizadores da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...