quarta-feira, 3 de junho de 2009

Marisqueiras de Itacaré recebem carteira de pescador profissional





O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o vice, Rosival Bispo, efetuaram a entrega simbólica de 36 carteiras de pescador profissionais a marisqueiras do bairro Porto de Trás. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira (29), no Centro Cultural da Tribo do Porto. Com o documento, as mulheres responsáveis pela catação e limpeza dos mariscos tiveram o reconhecimento da sua atividade.

Possuindo a carteira de pescador, as marisqueiras terão acesso à seguridade social, comprovando o tempo de serviço para aposentadoria e acesso a direitos como auxílio-doença, seguro-defeso e linhas de crédito exclusivas para a categoria, com juros baixos e condições especiais. O documento, que é exigido para inscrição junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, foi entregue gratuitamente.

De acordo com o diretor de Aquicultura e Pesca, Carlos Odilon Mendes, todas as profissionais foram cadastradas e serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Já o secretário Ricardo Brazão informou que está sendo mantido contato frequente com os governos estadual e federal a fim de trazer programas que fortaleçam a atividade pesqueira em Itacaré.

Segundo Antônio de Anízio, uma das metas da sua administração é possibilitar a inclusão social e capacitação profissional. Além de entregar as carteiras de pescador às marisqueiras do Porto de Trás, o prefeito também oficializou o convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Bahia. Representando a instituição, estava a diretora Graça Rocha.

O convênio com o SENAC conta ainda com o apoio do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Para Itacaré, está previsto o oferecimento de cursos nas áreas de idiomas imagem pessoal, turismo e hospitalidade. O objetivo é que pessoas de baixa renda possam se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...