segunda-feira, 22 de junho de 2009

As razões da calma peemedebista

Jaques Wagner e Geddel, em foto de 2008, disputam jogo que os afasta cada vez

Jaques Wagner e Geddel, em foto de 2008, disputam jogo que os afasta cada vez

Na semana passada, antes do encontro quase secreto que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, teve com o governador Jaques Wagner, para entregar o famoso documento com as observações (na verdade, queixas) do PMDB sobre a administração estadual, uma pessoa ligada a ele comentava que não há motivos lógicos para que os peemedebistas apressem o passo sobre a eleição de 2010.

E por algumas razões simples: 1- Como ministro, Geddel tem até dezembro para definir se será ou não candidato (prazo concedido pelo presidente Lula aos seus auxiliares); 2- O PMDB está realizando uma série de encontros regionais, para ouvir a posição das bases do partidos sobre os rumos da legenda na eleição; 3- Ao contrário das oposições (DEM e PSDB), o PMDB não tem necessidade de demarcar seu território agora, pois está em pleno processo de consolidação de suas posições;

4- Como tem importantes posições no governo estadual (duas secretarias e vários órgãos do segundo escalão), antecipar a definição só iria complicar a vida do PMDB, pelo risco de perder influência administrativa; 5- Estribado no capital político que representam 115 prefeitos, 54 vice-prefeitos, 554 vereadores, oito deputados estaduais e três federais, o PMDB deseja desempenhar o papel de noiva cobiçada, não de pretendente ansioso; 6- Como o nome de Geddel só tem subido nas pesquisas de opinião, é mais inteligente continuar trabalhando para que esta ascensão continue, que aumentará o valor do peemedebista nesta equação.

No meio do caminho teve o encontro com o governador e o ministro manteve-se fiel ao seu roteiro, sem dizer nada de definitivo. Apenas confirmou ao governador que a opinião majoritária do seu partido é que ele se candidate ao governo em 2010, mas isto até as árvores do jardim do Palácio de Ondina já sabiam.

E Wagner também sabe muito bem que, por todas as razões que apontei acima, terá que conviver com este jogo do aliado peemedebista por muito tempo ainda. Sem poder evitar isto, o governador faz o que pode: tenta se armar politicamente para enfrentar todas as opções que forem postas no tabuleiro.

edição jornal atarde- joão Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...