segunda-feira, 8 de junho de 2009

Distribuição de um milhão de mudas de seringueira acontece em Uruçuca



A entrega simbólica de um milhão de mudas de seringueira a agricultores familiares de 11 municípios do Território da Cidadania Litoral Sul foi realizada na última sexta-feira (05), em Uruçuca. A solenidade marcou a ação do Programa Mata Verde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Realizada no Centro Cultural Água Preta, a cerimônia contou com a participação do secretário Roberto Muniz, dos superintendentes da CEPLAC, Antonio Zózimo de Matos Costa, e de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio dos Santos.
O início da solenidade de entrega das mudas de seringueira foi marcado com a declamação de uma poesia do artista e agricultor, Galeguinho do Forró. Em seguida, para compor a mesa, foram convidados os prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite; de Itacaré, Antônio de Anízio, de Ilhéus, Newton Lima; de Itapé, Jackson Rezende, e de Buerarema, Mardes Monteiro.
A cerimônia ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Raimundo Rocha; pelo gerente regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Franklin Passos e pela gerente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Anorina Smith. Ainda compuseram a mesa os deputados federais José Carlos Araújo e Mário Negro monte.
A articuladora do Território da Cidadania Litoral Sul, Marília Anunciação, foi uma das primeiras a se pronunciar, ressaltando que a entrega das mudas de seringueira marca o fortalecimento da agricultura familiar, já enxergada como segundo plano. “Com a ação do Programa Mata Verde, está sendo criado um mecanismo de controle social e mais um passo dado rumo ao desenvolvimento sustentável, declarou.
Responsável pela produção de três milhões de mudas de seringueira, o Instituto Biofábrica de Cacau, é um dos integrantes do Programa Mata Verde, vinculado à Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF). Para o diretor da entidade, Moacir Smith, a distribuição das mudas é um novo marco de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar. Já o superintendente da SUAF, Ailton Florêncio dos Santos, afirmou que a cultura da seringa na região terá papel importante não só para o desenvolvimento econômico, mas também para reverter danos ambientais.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, também elogiou a iniciativa do Programa Mata Verde ao trazer uma alternativa à cacauicultura, dando oportunidade de crescimento à agricultura familiar. A seringa permite a inserção de outras culturas, como o cacau, mandioca, banana e abacaxi. Assim, os pequenos produtores terão alternativas para incrementar seus lucros, complementou.
Encerrando as falas da cerimônia que marcou a entrega de um milhão de mudas de seringueira, o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, lembrou a todos que o declínio do cacau trouxe impactos sociais grandes, como a pobreza e a violência. Aqueles que acreditam no restabelecimento da região terão de volta seus lucros, fortalecendo a economia e devolvendo a esperança aos agricultores, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...