terça-feira, 9 de junho de 2009

ITACARÉ - Projeto Governo Itinerante leva serviços à comunidade do Fojo

A Prefeitura de Itacaré realiza, nesta quinta-feira (11), o projeto Governo Itinerante. Das 8 às 19 horas, a comunidade rural do Fojo será beneficiada com diversos serviços gratuitos e atendimentos de representantes das secretarias municipais. O prefeito Antônio de Anízioe o seu vice, Rosival Bispo, também participarão da iniciativa, recebendo apenas membros da localidade visitada. Uma das marcas da nossa administração é a participação popular. Com este projeto, queremos dar oportunidade a todos os munícipes de apresentar suas reivindicações declarou o chefe do executivo municipal.

Organizado pela Ouvidoria Geral, o projeto Governo Itinerante prevê o oferecimento de serviços gratuitos. A Secretaria Municipal de Saúde prestará atendimentos médicos e odontológicos. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, aproveitará a oportunidade para efetuar cadastramento e atualização de dados do Bolsa Família e outros programas sociais. Ainda serão ministrados cursos gratuitos de culinária regional e alimentação enriquecida, que aproveita melhor os alimentos, utilizando partes não convencionais.

O projeto ainda proporcionará recreação para as crianças e adolescentes do Fojo, com a realização de brincadeiras tradicionais, a exemplo de pau-de-sebo, dança da cadeira, corrida de saco, além de exibições de vídeos educativos. Queremos resgatar os jogos infantis que, por várias gerações, mantém suas regras básicas. Assim, estimulamos a ludicidade e a integração, afirmou a secretária de Esportes, Juventude e Cultura, Irley Novais.

Para o ouvidor Rogério Lúcio da Silva, o projeto Governo Itinerante é uma ferramenta importante de inclusão social, elevação da auto-estima e promoção da cidadania. Começamos a iniciativa pelo Fojo, mas pretendemos levar os mesmos serviços a outras comunidades rurais e bairros periféricos de Itacaré, informou.

Raízes quilombolas

O Fojo está localizado na estrada Itacaré – Taboquinhas e é remanescente de um quilombo rural. O seu nome está relacionado à armadilha para caças, feitas em buracos na terra e cobertos com folhagens. Alguns moradores ainda trazem o samba de roda como um elemento de manter viva a memória dos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...