sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pescadores e marisqueiras de Itacaré participam de Conferência Estadual

Itacaré será representada na 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca por uma comitiva formada por 15 pescadores e marisqueiras do município. Eles integram a delegação do Litoral Sul, composta por representantes de Ilhéus, Canavieiras, Ubaitaba e Una. O evento acontecerá entre os próximos dias 13 e 15 em Salvador.

Os pescadores e marisqueiras das zonas urbana e rural de Itacaré serão acompanhados por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que arcará com parte dos custos da viagem à capital baiana. Para o titular da pasta, Ricardo Brazão, a participação do município será fundamental para que todos possam acompanhar as novas políticas do governo federal e inserir suas reivindicações nas propostas que serão levadas à etapa nacional da Conferência, prevista para o mês de outubro, em Brasília.

Segundo o diretor de Aquicultura e Pesca, Carlos Odilon, entre os pedidos de Itacaré estão maiores apoios para as marisqueiras e fiscalização da pesca predatória. “Além de prejudicar o meio ambiente, os pescadores artesanais não têm estrutura para competir com os barcos de grande porte vindos de outras regiões. Assim, os peixes e crustáceos estão desaparecendo cada vez mais da nossa costa”, complementou.

O objetivo principal da Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca é discutir as políticas de apoio às atividades pesqueiras específicas da Bahia, como direitos sociais dos pescadores e marisqueiras, incentivo ao associativismo e acompanhamento da cadeia produtiva. Os 44 delegados que representarão o território Litoral Sul foram eleitos Plenária realizada no dia 27 de maio, em Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...