sexta-feira, 31 de julho de 2009

Uruçuca oferece acompanhamento a crianças em situação de risco social


A Prefeitura de Uruçuca, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, vem oferecendo acompanhamento especializado a crianças em situação de rua ou risco social. Através do projeto “Espaço de Convivência”, 10 meninos e meninas com até 12 anos de idade participam de atividades lúdicas e recreativas duas vezes por semana. Os pequenos, que tiveram seus direitos sociais violados, são encaminhados pelas escolas onde estudam ou pelo Conselho Tutelar do município.

O projeto “Espaço de Convivência” foi implantado em março deste ano e funciona na sede da Secretaria de Ação Social. As crianças são monitoradas por voluntárias, sendo três estudantes de Serviço Social e uma estudante de Psicologia. A assistente social Martha Vasconcelos supervisiona as atividades, que se constituem de brincadeiras, reforço escolar, exibição de vídeos e trabalhos artísticos, como pinturas e colagens.

De acordo com a supervisora do “Espaço de Convivência”, a meta é ampliar as atividades para que mais meninos e meninas em situação de risco sejam amparados. Ela disse que há o projeto de criação da Casa Abrigo, que ofereceria acolhimento em tempo integral. “Através destes trabalhos, estabelecemos vínculos com as crianças, procurando elevar sua auto-estima e reforçar os vínculos familiares e comunitários, tão importantes para a formação pessoal”, declarou Martha.

Atendimento às famílias

A Secretaria de Trabalho e Ação Social de Uruçuca também oferece acompanhamento às famílias de baixa renda e em situação de risco. Através do “Plantão Social”, são realizados encaminhamentos para outros serviços públicos, como tratamentos de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica e benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do atendimento na sede da Secretaria, também são realizadas visitas domiciliares.

Para a secretária Alice Sena Gomes, os serviços prestados às crianças e famílias são importantes para promover a cidadania e garantir os direitos dos cidadãos. “Estamos finalizando o processo de habilitação da gestão municipal para que possamos assinar convênios estaduais e federais e trazer outros programas para Uruçuca. Assim, teremos um reforço ainda maior para as nossas ações”, informou a secretária.

Um comentário:

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...