quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ibicaraí comemora aniversário entregando obras para a população



Um conjunto de obras será entregue pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, nesta quinta-feira (22), quando a cidade completa 57 anos de emancipação política. As comemorações pelo aniversário do município sul baiano tem início às 8h, com uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Senhor Deus Menino, celebrada pelo monsenhor Sebastião Bezerra.

Após a missa, terá início a série de inauguração de obras. A primeira a ser entregue é a Praça Bela Vista. O local que antes era um terreno baldio será mais uma opção de lazer para crianças e integração da comunidade. O espaço foi dotado de equipamentos a exemplo de bancos, sistema de iluminação e projeto paisagístico. A entrega será às 10 da manhã.

As inaugurações seguem às 11h30min, quando serão beneficiados os moradores do Andrezão, localidade da zona rural. Eles vão ganhar uma rede de abastecimento de água esperada há mais de 20 anos. “Acabou o tempo de lata d’água na cabeça para os moradores”, disse Lenildo.

Ao meio-dia o prefeito inaugura o Balcão de Justiça e Cidadania onde vai funcionar a Assistência Judiciária Gratuita, na Praça Henrique Sampaio, Centro de Ibicaraí. O serviço gratuito será voltado àqueles que não podem pagar os honorários de um advogado. Com o objetivo de dar agilidade ao atendimento, foi estabelecido convênio com a FTC e a UESC para estágio de alunos de direito

Os mais de 7 mil beneficiários do Programa Federal Bolsa Família ganharão a sua casa. Um espaço amplo com atendimento individualizado e sistema de climatização. “Os beneficiados com o programa serão atendidos dignamente”, assegura a secretária de Assistência Social, Angela Santana. Situada na Rua 2 de Julho, no Comércio, a Casa do Bolsa Família será inaugurada às 13h.

Ainda no dia do aniversário de Ibicaraí, será vistoriada a primeira etapa das 50 casas populares que serão construídas no município, próxima a BR-415. Nesta primeira fase, serão entregues 25 unidades habitacionais.

Uma história de lutas

Ibicaraí, nasceu de um roçado, quando nos idos de 1916, às margens do Rio Salgado, o agricultor Manoel Marques Primo adquiriu a área de Calixto Primo, dando início a um plantio de cacau. O empreendedor foi seguido por muitas famílias, atraídas pela fertilidade da terra e água em abundância, propícia à cacauicultura. À pequena vila foi dado o nome de “Arriba-Saia”, uma vez que na época as mulheres precisavam levantar suas longas saias para atravessarem a parte rasa do rio.

Com o crescimento dos negócios e das propriedades rurais, a vila que deu início a Ibicaraí se desenvolveu, dando origem ao povoado de Palestra. O nome surgiu devido às reuniões dos comerciantes e moradores ao redor de um barracão central, onde além de fecharem negócios, aproveitavam o tempo para uma boa prosa, uma palestra. Já em 1920, a localidade foi rebatizada de Palestina, uma homenagem dos cristãos à terra onde nasceu Jesus.

Enfim, em 31 de dezembro de 1941, o Presidente Vargas editou um decreto, obrigando as localidades a adotarem nomes indígenas da língua Tupi. Desta forma, nasceu o nome atual, derivado de “Ibi”(terra) “caraí”(santa).

A emancipação política de Ibicaraí aconteceu em 22 de outubro de 1952. Antes da data histórica, foram travadas muitas lutas políticas para desmembramento de demais povoados, como Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Itamirim (Firmino Alves) e Itororó. Ibicaraí foi o centro do movimento emancipacionista, patrocinado pelo deputado Ramiro Berbert de Castro e reconhecido pelo governador Regis Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...