quarta-feira, 21 de outubro de 2009

“Nós do PSB vamos votar favoravelmente ao Ato Médico”, diz Dr. Ubiali

Brasília - Durante sessão solene em homenagem aos médicos na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), o deputado federal e médico neurocirurgião Dr.Ubiali (PSB-SP) ressaltou a importância da medicina e de se trabalhar para votar projetos que regulamentem a profissão. Na pauta de reivindicações, está a votação da Emenda 29 e a aprovação do projeto do ato médico.

Para Dr.Ubiali é necessário que haja mobilização por parte dos profissionais da medicina para que cada vez mais sejam conquistados avanços para a saúde, “ por sermos médicos, já temos um diferencial, pois estamos lidando com vidas todos os dias. Precisamos nos mobilizar para mostrarmos o quanto é importante a classe médica para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

O projeto de Lei 7703/06 chamado “Ato Médico” regulamenta a profissão e define as atividades privativas da categoria. Para ser votado, a pauta do plenário precisa ser liberada, ela está trancada por duas Medida Provisórias e um projeto de Lei. Dr. Ubiali, que falou como líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), afirmou que o partido vai votar favoravelmente ao Ato Médico e vai lutar pela aprovação da Emenda 29, que assegura pisos mínimos de investimento público em saúde.

A proposta foi aprovada pelo Senado Federal em 2006, após quatro anos de debates entre os médicos e outros atores do setor. Na Câmara, também já recebeu parecer favorável nas Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Educação e Cultura. A matéria ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pode ser votada a qualquer momento pelo plenário da Casa, em razão do regime de urgência.

Dr. Ubiali lembrou ainda que o médico é um dos profissionais mais respeitados do país, aqueles que as pessoas mais confiam, porém, ainda precisam ser mais valorizados, “ mais de 350 mil médicos esperam pra regulamentar a profissão e esperam condições adequadas e um salário justo para trabalhar”, concluiu. Participaram da homenagem deputados, senadores, entidades médicas e profissionais de todo o país.

Mobilização

Nesta quarta-feira (21), cerca de 100 médicos das cinco regiões do país vão fazer um protesto na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares e do governo para os problemas que a população enfrenta no atendimento pelo Sistema Único de Saúde. O ato em defesa do SUS será realizado no anexo 4 da Câmara, às 9 horas, e marca a semana em que se comemora o Dia do Médico (18 de outubro).
Assessoria de imprensa do dep. Dr. Ubiali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...