segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Amurc busca apoios estadual e federal para solucionar problemas dos lixões

A solução para um dos principais problemas dos municípios brasileiros a situação dos lixões, é um dos principais desafios da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). O presidente da entidade municipalista e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior diz que a solução passa pelos governos estadual e federal, em razão do valor necessário para construção de um aterro sanitário.
Estima-se que, para um município de até 30 mil habitantes, sejam necessários recursos entre três a cinco milhões de reais para a realização da obra, dependendo da capacidade de armazenamento lixo-dia, o que é mensurado por toneladas, além da necessidade de envolvimento de profissionais especializados na formulação do projeto e administração. O líder municipalista Moacyr Leite Júnior informa que já existe tecnologia disponível no mercado.
Uma das primeiras ações encampadas pela Amurc é a criação em parceria com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Planejamento (SEPLAN) da implantação do Consórcio Intermunicipal do Território Litoral Sul. O organismo reunirá 26 municípios da região sul contemplará o tratamento e destinação de resíduos em subconsorcios entre as cidades, considerando-se a disposição geográfica.

“A minuta do projeto para autorização da formação do consórcio está em tramitação nas câmaras de vereadores dos municípios. Para o município participar é necessária a autorização da Câmara”, informa José Vivaldo Mendonça, coordenador Executivo da Amurc. “É um dos projetos prioritário da entidade”, afirma

Plano Nacional
O encaminhamento da solução para o problema pela Amurc toma como referência o Plano Nacional de Resíduos Sólidos aprovado pelo Congresso Nacional que orienta a consolidação da gestão consorciada entre três ou mais municípios, na gestão de aterros sanitários que deverão receber os resíduos, tendo seu tratamento e administração feitos de forma compartilhada, resolvendo um grave problema ambiental e de saúde pública
O presidente da Amurc diz que a situação dos lixões e matadouros são os maiores problemas enfrentado pelos gestores dos municípios do Território Litoral Sul. Recentemente o problema do lixão de Ibicaraí foi objeto de matéria no jornal A Tarde, com repercussão em outros meios de comunicação. “Infelizmente o problema não é só de Ibicaraí, é comum a todos os municípios da nossa região”, disse Moacyr Leite.
“O companheiro Lenildo (Prefeito de Ibicaraí) é ativo nas reuniões da entidade para tratar do tema, e foi um dos primeiros a assinar o protocolo de intenções para a formação do consórcio. A solução para o problema de Ibicaraí é a formação de subconsórcio com Barro Preto, Floresta Azul, Itapé e talvez Almadina”, disse o presidente da Amurc. “O lixo é um problema de 500 anos.É o grande desafio do século”,completa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...