segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bahia recebe representantes do MEC para debater educação pública de qualidade com gestores e famílias

 Gestores públicos de diversos municípios do estado do Bahia, assim como professores, diretores e famílias, tiveram a oportunidade de discutir, com representantes do Ministério da Educação (MEC), durante um dia, temas como os avanços e desafios da educação pública de qualidade para a região, assim como a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Os encontros foram realizados pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação, por meio da Fibria, no dia 12 de novembro.
Fotos 168 - BANa parte da manhã, cerca de 60 pessoas, entre oito prefeitos, 14 secretários de educação e técnicos de educação, dos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Guaratinga, Mucuri, Itamaraju, Lajedão, Nanuque, entre outros, se reuniram em Teixeira de Freitas, na Bahia, com a equipe do Instituto Votorantim e com Linda Goulart, assessora do Ministro da Educação Fernando Haddad, e Luiz Hudson Guimarães, coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação Básica do MEC. O prefeito de Nova Viçosa, Carlos Robson Rodrigues da Silva, abriu o encontro agradecendo à Fibria pela oportunidade de aproximação dos municípios com o Ministério da Educação.
Linda Goulart destacou que a presença marcante de diversos gestores mostrou o compromisso assumido por eles para a melhoria da qualidade da educação. “É o envolvimento do principal mandatário da cidade. Essa postura também foi assumida pelo presidente Lula ao assinar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), juntamente com o Ministro Fernando Haddad”, destacando que, por esse motivo também, o PAR – Plano de Ações Articuladas da cidade, que é uma ferramenta de gestão da educação do município, é assinado pelo prefeito.
“Precisamos lembrar que o PDE e o PAR foram mudanças de paradigma da educação brasileira. Agora, a educação não é mais vista como se fosse algo somente de uma secretaria. A educação é vital para o país e responsabilidade de todos”, completou Linda Goulart, ressaltando que os esforços devem ser na direção de “dar a todos e a cada um o direito de aprender”.
Amanda Aragão, do Instituto Votorantim, ressaltou também que, a realização do encontro, foi uma resposta do projeto às demandas levantadas pelos municípios por mais informações a respeito das políticas públicas de educação, pois, por diversas vezes, por falta de conhecimento, muitas cidades acabam não conseguindo acessar os recursos existentes.
Por isso, lembrou Amanda, a decisão de reunir diversos municípios, e não apenas aqueles diretamente beneficiados pelo projeto Parceria, para o encontro com o MEC. “Precisamos ter esse olhar local para os desafios e as oportunidades. Muitas vezes a dificuldade que uma cidade tem, outra já conseguiu superar. Precisamos compartilhar isso de forma regional, potencializando as boas ações”, pontuou, ressaltando que o Parceria Votorantim pela Educação não é um projeto que chega às cidades pronto, formatado. “Ele visa o diálogo para que possamos construir juntos as soluções”.
Durante o encontro, os gestores públicos puderam esclarecer dúvidas principalmente sobre o PAR. Luiz Hudson Guimarães falou sobre a importância do plano para que os municípios tenham acesso aos recursos existentes nos programas. “Antes era uma coisa muito subjetiva. Isso mudou. Agora, passamos a ter, com o PAR, a assistência do MEC, assim como os recursos para os convênios, de forma sistematizada. Não é unilateral. Se a cidade não coloca suas demandas no PAR, não recebe”, disse.
Por isso, destacou que, em breve, será feito o replanejamento do PAR e as cidades precisam estar prontas para fazerem seus planejamentos de 2011 a 2014 ou 2015. O replanejamento estará baseado nos seguintes direcionamentos: redimensionamento no financiamento da educação; incentivo ao regime de colaboração entre os entes federados; valorização profissional; e iniciativas de políticas educacionais. Hudson explicou ainda aos gestores que, até então, o PAR englobava 52 indicadores. Nesta nova etapa, serão 80 indicadores a serem analisados pelas cidades.
Articulação local
Fotos 167 - BANa parte da tarde, a equipe do projeto Parceria e os representantes do MEC foram à Nova Viçosa para um encontro com cerca de 300 pessoas, entre professores, alunos e familiares, no Centro de Treinamento do Posto da Mata. A proposta foi discutir a importância da participação da família na vida escolar dos filhos, além de apresentar os vencedores do Concurso Tempos de Escola 2010.
Os participantes foram recebidos pela mobilizadora local do Parceria, Rosilene de Oliveira Brandes, da Fibria, que lembrou a todos que a educação deve ser vista como ação transformadora e construtora da cidadania. Em seguida, a aluna Carolina Alves Amorim, da escola Ailton Marques de Souza, recitou um texto chamado “A escola é”, do educador Paulo Freire, além de cantar uma canção convocando a todos a serem vencedores.
O prefeito da cidade, Carlos Robson Rodrigues da Silva, falou ainda sobre a importância dos educadores, lembrando que os bons resultados que a cidade tem alcançado é devido aos esforços dos professores e do constante diálogo entre as escolas e o governo público local. “Não podemos nos esquecer que a profissão de professor é a profissão mãe, de onde surgem todas as outras”, disse o prefeito aos educadores.
O momento foi de convocar a todos os presentes para assumirem o compromisso de participação e valorização da educação. Linda Goulart, do MEC, ressaltou às famílias presentes que elas têm o direito de exigir uma educação de qualidade, a fim de que seus filhos aprendam o que têm que aprender na idade correta. “Os pais acham que a escola está boa simplesmente porque tem merenda, livros e transporte. Claro que tudo isso mostra os avanços. Mas é preciso ir além. As famílias precisam exigir qualidade. Mas muitos não o fazem porque ficam com receio de que seus filhos irão perder o benefício. Então não questionam, não perguntam. Mas o que elas precisam perceber que isso não é um benefício, mas sim um direito. Quando a família e a escola se unem, a coisa acontece”.
A assessora do Ministro deixou também o seu recado aos professores e diretores. Linda ressaltou o papel essencial destes profissionais na formação das crianças e adolescentes, sendo peças fundamentais na motivação dos mesmos para os estudos. Prova disso, segundo Linda, são as histórias presentes no Concurso Tempos de Escola, que contaram sobre professores exigentes e rigorosos, muitas vezes, mas que tinham o olhar carinhoso e diferenciado pelos alunos que, de fato, aprendiam o que tinham de aprender.
“Os alunos precisam se encantar com a escola. Vocês assumiram o compromisso com o futuro dessas crianças”, convocou Linda Goulart.
Homenagem aos vencedores
Fotos 179 - BANova Viçosa também estava em festa pelos bons resultados alcançados neste ano no Concurso Tempos de Escola. A cidade foi a segunda colocada em número de inscrições para o Concurso deste ano. Foram enviadas 87 redações de alunos. “Isso engrandece a educação do nosso município”, ressaltou o prefeito.
Durante o encontro, os alunos marcaram presença para homenagear seus colegas vencedores. Foi entregue a premiação à Samira Batista de Abreu, aluna do 9º. ano do ensino fundamental, da escola Deputado Oscar Cardoso, e à João Vitor Souza Laurindo, aluno do 1º. ano do ensino médio, da escola Eraldo Tinoco.
Fotos 182 - BAA aluna de Caravelas, Marilene Flora da Silva, estudante do 8º. ano do ensino fundamental, da escola Claudionora Nobre de Melo, também compareceu para receber o seu prêmio. Os professores orientadores, assim como os familiares dos alunos, marcaram ainda presença no evento de premiação.
João Vitor, que é bicampeão do Concurso em Nova Viçosa, afirmou que foi uma honra receber mais uma vez a premiação e já pensa em participar de novo no próximo ano. “É uma grande aprendizagem. Tenho certeza que o meu texto melhorou neste ano em comparação com 2009”, contou o jovem que, apesar de ter deixado para a última hora a inscrição, fez de tudo para participar: “Acabei indo até a minha outra escola e peguei uma bicicleta emprestada com a diretora. Fui encontrar com o meu professor orientador que me ajudou até às 23h para não perdermos o prazo”, se diverte.
Por Daniele Próspero / Blog Educação

Um comentário:

  1. Nova Viçosa ta de parabéns prefeito robinho, esse tem fama de colocar pra correr vereador corrupto, moro aqui a muito tempo sei que po aqui a educação melhorou 300% tomara que melhore mais ainda de parabéns o secretário de educação Carlos Fonseca, a educação mais bem remunerada da região, tai o segredo do sucesso.

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...