terça-feira, 16 de novembro de 2010

Maior produtor de níquel do mundo visita instalações do Porto de Ilhéus

DoColaborador Sobral

Os diretores da empresa russa Norilsk, considerada como a maior produtora de níquel do mundo, Antli Koski-Lammi e Seppo Jounela, estiveram em Ilhéus nesta quinta-feira (11) visitando as instalações do porto e discutindo sobre a área onde será armazenado o níquel produzido pela empresa Mirabela, que será exportada para a Rússia. Os diretores da Norilsk estavam acompanhados do gerente do Porto de Ilhéus, Antônio Melquíades, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, e dos diretores presidente e administrativo da Mirabela Mineração do Brasil, Luis Carlos Nepomuceno e Cláudio Lyra, respectivamente.
 


O diretor-presidente da Norilsk, Antli Koski-Lammi, disse ter ficado satisfeito com as instalações do porto e tranqüilo em saber que a carga que será transportada por sua empresa sairá de um terminal seguro. Também elogiou a cidade e garante que retornará a Ilhéus mais vezes. Toda a produção que será exportada pela empresa Mirabela seguirá para a Norilsk. No mercado interno, a empresa abastece a Votorantim. O primeiro embarque de níquel pelo Porto de Ilhéus está previsto para o mês de janeiro, quando serão exportadas entre 5 a 7 mil toneladas.
 


O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, considera a vinda da empresa maior produtora de níquel do mundo a Ilhéus como um fato extremamente positivo, o que demonstra que investir na cidade é um negócio altamente seguro e rentável. Além disso, Alisson Mendonça destaca que atrair novos investidores e novas cargas para o Porto de Ilhéus faz parte de um projeto conjunto da Prefeitura e Governo do Estado, visando garantir mais emprego e renda para a cidade.
 


No caso do níquel, Mendonça adiantou que, além de ser uma carga limpa, que não oferece riscos ao meio ambiente, a exportação pelo Porto de Ilhéus ainda poderá atrair muito mais empresas para a cidade, a exemplo de uma grande produtora de aço inox que já manifestou o desejo de se instalar na cidade. Alisson Mendonça esteve recentemente no Espírito Santo, onde acompanhou um embarque de níquel.
 


O diretor-presidente da Mirabela, Luis Carlos Nepomuceno, disse que o desejo da empresa é de operar pelo Porto de Ilhéus por um prazo de 40 anos. Nessa primeira fase a previsão é de movimentar cerca de 40 mil toneladas por ano. A data do primeiro embarque do níquel para a Rússia depende apenas da definição da área onde o produto será armazenado. O diretor do Porto de Ilhéus, Antônio Melquíades, informou que os entendimentos estão bastante avançados. Inicialmente o níquel ficará em um dos armazéns, até que seja feito o processo licitatório para que se defina uma área definitiva para a instalação do galpão onde o níquel será armazenado para a exportação.

Um comentário:

  1. Claudio Lyra tem um grande frase no qual ele cita na empresa, Que baiano só toca berimbau porque só tem um corda. Gostaria que ele respeita-se o povo baiano pois, o mesmo trabalha para uma empresa que esta lucrando e levando a riqueza das terras baianas para outro pais. E deixando um caus generalizado em nossa cidade.

    Eduardo Farias
    Comerciante Local

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...