segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aqui jaz uma piscina. Com ela, quem sabe quantos talentos?

 
Postado por O MP e os Objetivos do Milênio

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 26, § 3º, determina que a Educação Física seja componente curricular da educação básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Contrariamente ao disposto, há opções administrativas e pedagógicas difíceis de compreender: as escolas municipais não têm local para a prática de esportes. Quando têm, como é o caso do Colégio Caic, o ginásio está interditado. Ou então, como a situação desta escola pública em Ilhéus, mostrada na fotografia, cuja piscina foi aterrada. Seria por segurança dos alunos? Pelo custo de manutenção?
Curiosamente, também é a escola onde há dificuldade da permanência dos alunos durante as aulas, pois preferem pular o muro e ir embora.
Será que aulas de Educação Física, com uma piscina como esta, não seria um atrativo à permanência e aos estudos? Ainda que o objetivo da Educação Física nas escolas não seja a formação de atletas, mas despertar o gosto pelo esporte, a participação nas atividades coletivas e a própria movimentação corporal dos alunos, não há dúvidas de que talentos poderiam ser descobertos e incentivados. Com esta opção, contudo, podem estar sendo, definitivamente, desperdiçados.

Um comentário:

  1. Durante a realização da III Conferencia Nacional do Esporte, no inicio de junho, as atenções dos profissionais de Educação Física, estavam voltadas para o Presidente Lula, que em seu discusso, disse, " Não é possivel fazer Educação Física numa escola sem a sala de aula da Educação Física, que é uma instalação esportiva. Por isso é muito importante o investimento em infraestrutura". " As escolas brasileiras não podem mais ser aquelas caixas quadradras que parecem umas cadeias. Elas tem que ter área para que as crianças possam praticar esporte. A educação brasileira exige estrutura e profissionais capazes de orientar as crianças e os jovens na formação para o esporte e para a cidadania", ressaltou o Presidente Lula. Talvez o Presidente Lula já tenha dito tudo em seu discusso, apenas acrescento que a Educação Física vai mais além, não só no incentivo do esporte e do ensino, mais também na prevenção e manutenção de saúde de qualidade para crianças, jovens e adultos. É pena que alguns gestores publicos e quem sabe da própria educação não comungue com opiniões, como a do Presidente Lula, da Promotora Karina Cherubini e a nossa que defende a tese que o esporte nas escolas átrai não só os alunos para próximo do ensino normal, mais também ocupa os alunos no contra turno, dificultando a ação das má influencias (traficantes) que agem, principalmente por que os jovens não tem uma ocupação após as aulas normais.

    Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...