quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Homofobia nas escolas será tema de seminário no dia 23

Agencia da Câmara

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em conjunto com as comissões de Educação e Cultura, e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., vai realizar um seminário para discutir a homofobia nas escolas. O evento está marcado para o dia 23 de novembro, no plenário 9, às 9 horas.
A deputada Iriny Lopes (PT-SP), autora do requerimento para realização do seminário, aprovado nesta quarta-feira, ressalta que a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLBT) fez um levantamento nos últimos cinco anos e verificou que houve um aumento significativo nas manifestações preconceituosas contra os grupos LGBT.
"Esse preconceito cria um ambiente conflitante e ambivalente principalmente na vida escolar, responsável por difusão de ideias, pensamentos e conhecimentos, alicerces necessários para a promoção da cidadania, bem como para a formação de identidades", afirma.
A parlamentar argumenta que tudo isso pode resultar em comportamentos extremos, como, por exemplo, a expulsão pela família, rejeição pelos colegas e evasão escolar, além de distúrbios emocionais como medo, fobia, vergonha, ansiedade e depressão.
Da Redação/MR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...