quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Meu neto chorava a todo momento pedindo para não deixar ele morrer ,imagine a cena para uma criança de 06 anos.


As fortes chuvas que assolaram Ilhéus nesses últimos dias deixaram o município e região em situação de calamidade pública, grande parte dos problemas ocasionados pelas chuvas, tem como contribuição a falta de habito por parte do poder público em ter políticas públicas de prevenção contra fenômenos naturais, em especial as chuvas nessas épocas do ano, manutenção de mananciais, córrego, redes e canais pluviais, não ter plano diretor para a coleta de lixo, rede esgotamento sanitários, recapeamento asfáltico para as ruas e avenidas, planejamento estratégico entre o poder público e a sociedade civil para enfrentamento dessas anomalias da natureza, mesmo tendo consciência de que estamos em localização litorânea e precisamos ter um plano de prevenção, A conscientização da população é de fundamental importância para haver o comprometimento de todos. Se não houver a iniciativa das autoridades pública, iremos conviver sempre com o risco das famílias e dos cidadãos. 

Se esses planejamentos ficarem sempre em segundo plano no cotidiano do poder público, Teremos que nos deparar com situações de calamidade, quanto a dos Moradores do Conjunto Faelba na Zona Sul de Ilhéus e outros, que provavelmente sofreram nesses ultimos dias com as chuvas.

Vejam o que passaram os moradores da Faelba, foram famílias inteiras abandonando suas casas para não morrerem afogados ou por picada de cobras. 

Leiam no final da matéria o depoimento de uma avó que teve sua casa alagada pelas águas  do córrego que passa ao lado do Conjunto Faelba e o CAIC, conforme relato de moradores a falta de manuntenção, é por descaso público, não se faz manutenção há mais de 08 meses no canal, como podem comprovar pelas fotos, o que seria o córrego, hoje é puro mato, inviabilizando o escoamento das águas que em proporção bem maior invadiu residências deixando os moradores em constante risco de vida. 

Depoimento de D.I.C.R.
"Roberto estas fotos a água já tinha descido bastante, são fotos de segunda feira. Na Terça foi pior a ponto de ter que sair de casa, minha filha não tirou foto da terça macabra. Meu neto chorava a todo o momento pedindo para não o deixar morrer. imagine a cena para uma criança de 06 anos. Ali já estávamos colocando as coisas no alto."
Vejam as fotos abaixo:

 O desespero do melhor amigo do Homem
Anos de economias, indo embora.

As fotos abaixo foram tiradas no dia 25/10/2011 após estiada de 02 horas, das 14:00 as 16:00, logo após voltou a chover.
 Moveis e geladeira tudo alagado
 
 
 varanda de uma das residencias toda submersa
 Ao fundo o que deveria ser um canal é apenas mato.
 Moveis perdidos pelos moradores


O canal pluvial, coberto pelo mato por falta de manutenção
 Canal ao fundo do Conjunto Faelba, totalmente coberto pelo mato

 Rotula no conjunto Faelba submersa
 Areas verdes do CAIC toda encharcada, represada sem como escoar
 
 O canal está coberto pelo mato, dificultando a vasão
 Aguas jorram pelas paredes dos muros das casas na Faelba

 Quintais alagados



Quintais alagados pelas aguas do canal Pluvial que passa pelos fundo do Conjunto Faelba
 
 aguas ainda tomam as ruas após duas horas de estiagem
 As ruas tomadas pelas aguas
 quintais todos alagados
 Barraco praticamente tomado pelas aguas
 A agua desviando do canal por não ter como escoar.
 
Fotos tiradas por Roberto Corsário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...