terça-feira, 18 de outubro de 2011

Comissão discutirá criação de crédito para entidades filantrópicas

Agencia da Câmara


A Comissão de Seguridade Social e Família realiza nesta terça-feira (18) audiência pública para discutir a criação de uma linha de crédito especial para santas casas, hospitais e entidades filantrópicas. O requerimento foi feito pelos deputados Saraiva Felipe (PMDB-MG) e Antonio Brito (PTB-BA).

Os deputados que propuseram a audiência afirmam que, durante a terceira reunião da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde e o 21º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a principal reivindicação do setor foi a criação de uma linha de crédito do BNDES, com juros diferenciados, para reestruturar a saúde financeira dessas entidades. As entidades lembraram que linha de crédito nesses moldes já existiu no passado.

“Embora atualmente exista uma linha de crédito chamada Caixa Hospital, que vem sendo operada pela Caixa Econômica Federal, a alta taxa de juros praticada, acima da utilizada pelo mercado, inviabiliza ou torna extremamente caras as operações de crédito”, afirmam Saraiva Felipe e Antonio Brito.

Os parlamentares argumentam que a audiência permitirá que representantes desses órgãos expliquem as medidas que estão sendo tomadas para assegurar a continuidade dos trabalhos das santas casas e dos hospitais filantrópicos.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
- o superintendente da Área de Inclusão Social do BNDES, Ricardo Luiz de Souza Ramos;
- o chefe do Departamento de Avaliação e Gestão de Garantias Reais da Área de Crédito do BNDES, Henrique Rogério Lopes Ferreira da Silva;
- o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filatrópicas (CMB), José Reinaldo Nogueira;

- o superintendente Nacional de Média e Grande Empresa da Caixa Econômica Federal, Giovanni de Carvalho Alves.

A audiência está marcada para as 14h30, no Plenário 5.

Debate
Na quarta-feira (19), às 8 horas, no Salão Verde, a frente parlamentar realizará sua quarta reunião de trabalho, acompanhada de um café da manhã, com o apoio da CMB.

O objetivo da reunião é debater o reajuste da tabela do SUS, uma fonte de financiamento para o setor e o resultado da audiência pública do dia anterior.
Da Redação/MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...