terça-feira, 28 de junho de 2016

ME RENDO A ILHÉUS

Por Clélio Paixão

Cidade atípica, apesar das peculiaridades originárias:
-Mentalizam  comportamento reacionário, contra tudo o que   é feito  e que a cidade oferece. Assim foi com a construção do porto que “arruinou a praia do Pontal”, e provocou a invasão do mar lá no São Miguel. Sobre a retirada dos eucaliptos do alto do Ceará, houve semelhante questionamento. João Lírio, plantou centenas de árvores. Os reclamadores nunca as plantaram na porta ou no quintal. Do coqueiral do Pontal, dizem que há risco de cair um coco na cabeça deles. Não queriam shopping na avenida, mas reclamam porque não tem.  Fizeram movimentos pela construção de nova ponte, mas protestam porque acabaram com a prainha da Nova Brasília. Até o Aeroporto, onde nunca aconteceu acidente grave, apesar de cerca de dez voos diários é alvo de críticas, mas dizem ser  muito útil à região. -Agora, se insurgiram  contra a obra da Pça. Cairu.  Que derrubaram as árvores plantadas pelo poder público, sob alegação de falta de abrigo; (certamente para mendigos e meliantes), justificando que “a mangueira não faz falta”. . Ali foi feito um belo jardim, no meio do asfalto, que certamente  na casa  de quem reclama não tem. Aquela rotatória foi reduzida para amenizar nosso complicado problema de trânsito, com jardim todo florido. É único pavimento, agora, com quatro pistas Ademais não se dão conta de que desde o surgimento do homem; que o meio ambiente é castigado.
As mentalidades provincianas, não observam, que os problemas da nossa  cidade , existem  em todas as capitais do mundo. Inserir Ilhéus nesse contexto, é honra de quem parece morar  em locais semelhantes. Com topografia dificultosa, a cidade baixa, possui menos problemas urbanísticos que a parte alta. Entretanto fica difícil se construir aqui, grandes avenidas. Ilhéus antecedeu ao cacau, para ser uma simples capitania e não uma metrópole. Que bom que prosperou. - Como ficou linda!...
É preciso que tenhamos mais cautela: Críticas destrutivas deveriam ser banidas com expurgo de ideias espúrias que aperreiam o desenvolvimento  da aniversariante de hoje.
APESAR DE TUDO ISSO, ILHÉUS CRESCE, E PROGRIDE, E AVANÇA. A empresa de limpeza pública, conseguiu educar muita gente a colocar o lixo na porta nos horários pré estabelecidos.
Cidade tão abençoada pelos três padroeiros, cujos católicos praticantes oram por todos nós.
Tão arejada que se tem a sensação de um ambiente, cuja brisa fresca  e suave que sopra do mar , dá a sensação de um bosque de ar condicionado a ventilar, por 365 dias no ano. Nesta  época; quando chove a fertilidade brota  em tonalidade verde de forma tão esperançosa , que  no estio ,o sol , em tom dourado , nos cobre de brilho quente e forte   no arrebol ,como que  dando parabéns  a este lugar encantador que tanto orgulha a quem  gosta  do que  nos faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...