quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prefeito visita Projeto Estação Rio do Braço, em Ilhéus

 Estação foi recuperada e recebeu a visita do prefeito em exercicio de Ilheus, Cacá, da primeira dama, Adryana Ribeiro e secretários municipais. Foto


Considerada uma “cidade cenográfica”, Rio do Braço teve seu cenário incluído na novela Renascer, da Rede Globo
 O prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), esteve na zona rural do município para conhecer detalhes do Projeto Estação Rio do Braço, que pretende recuperar grande parte do casario histórico do local, que já serviu, inclusive, como cenário da novela Renascer, da Rede Globo. Machado atendeu ao convite do empresário Lucas Kruschewsky, representante da família que empreende o projeto, que, na oportunidade, apresentou a programação da festa junina que será realizada na atual temporada de forró.
O empresário Lucas Kruschewsky afirmou que decidiu trabalhar para a restauração e recuperação daquele sítio histórico, em primeiro lugar, por um compromisso de família, e também pela importância do local como espaço de memória da cultura do cacau, das famílias de trabalhadores, além do potencial de Rio do Braço para o segmento do turismo rural.
A apresentação do projeto contou também com as presenças dos secretários de Indústria e Comércio e de Comunicação, Roberto Garcia e Valério de Magalhães, da primeira dama do município, Adryana Ribeiro, do presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, da arquiteta Simone Flores, além dos empresários Orlando Júnior, Luana Lessa, Jorge e Alana Marom, e o jornalista Zecarlinhos Silva.
A primeira ação de Kruschewsky à frente do projeto foi adquirir a ruína da antiga estação ferroviária e realizar sua recuperação. Hoje, o local já possui infraestrutura para funcionar como restaurante e casa de eventos, sendo dotado de palco para apresentações artísticas. “Um projeto como esse aumenta seu valor quando você vê que alguma esperança surge nos olhos das famílias do local, não apenas pela perspectiva de um posto de trabalho, mas pelo resgate da vida em comunidade”, afirmou.
As próximas atividades do Projeto são a restauração da igreja e a realização do programa Praça Junina Rio do Braço, nos dias 11, 12, 18, 19, 24 e 25 de junho, sábados e domingos, com elementos de gastronomia, moda, cultura, artesanato, chocolates, parque infantil, fogueira junina com violeiro, trios sanfoneiros e diversas atrações todos os dias.
Onde fica - O distrito ilheense de Rio do Braço fica a seis quilômetros da Rodovia BA – 262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19. A estação ferroviária de Rio do Braço foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar o projeto da Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista. Por volta de 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo. A desativação da estação aconteceu por volta de 1964.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...