Os prefeitos eleitos de Ilhéus e Itabuna, Mário Alexandre Sousa e Fernando Gomes

O domingo de Natal, 25, foi dia de trabalho para os prefeitos eleitos de Ilhéus e Itabuna, Mário Alexandre Sousa e Fernando Gomes. O encontro entre os dois aconteceu em Ilhéus. Na pauta a ação conjunta dos principais municípios do Sul da Bahia visando o fortalecimento regional.

Entendendo que a população regional espera que Itabuna e Ilhéus cumpram o seu papel de municípios líderes, os futuros gestores elencaram as prioridades para a retomada de um ciclo de desenvolvimento na região, através da consolidação da região metropolitana, ações de apoio à produção rural e obras de infraestrutura que possam atrair novos investimentos, gerando emprego e renda. Com esse foco, pretendem atrair o apoio de outros governos municipais para a causa do Sul da Bahia.

Dentre os projetos, merecerão dedicação especial, o Porto Sul, a Fiol (Ferrovia Oeste-Leste) e a duplicação da BR-415, Rodovia Jorge Amado, trecho Ilhéus-Itabuna, além do novo aeroporto internacional, em Ilhéus. Esses investimentos viabilizarão o escoamento da produção desde o oeste baiano, bem como maior integração e mobilidade indispensáveis entre as principais cidades do sul da Bahia.  Os futuros gestores definiram, ainda, apoiar incondicionalmente a Universidade Federal do Sul da Bahia, que consideram um instrumento da maior importância para o desenvolvimento científico, oferta de mão de obra especializada e formação da massa crítica regional. Da mesma forma faz-se necessário atingirmos um grau de profissionalismo visando a otimização dos resultados que poderemos alcançar através do turismo, tendo em vista os potenciais atrativos que possuímos.

Outras problemáticas que exigem solução conjunta foram debatidas por Mário e Fernando, a exemplo da necessidade de um abrangente plano de tratamento de resíduos sólidos para o sul da Bahia, a recuperação da bacia hidrográfica regional, afetada pela depredação ambiental, ambas pontuadas como de absoluta prioridade. Para os futuros gestores os investimentos nessa área devem contemplar a expansão do saneamento básico por toda a região, visando à recuperação e preservação dos mananciais, garantindo o abastecimento regular de água de qualidade para a população, superando as crises cíclicas que vem ocorrendo.

Mário Alexandre e Fernando Gomes acreditam que esses temas darão unidade ao discurso regional, tendo em vista que restauram o ânimo da sociedade e criam um ambiente favorável à prospecção dos investimentos dos quais o sul da Bahia tanto carece, para inaugurar um ciclo de prosperidade: “Estaremos articulados, com a certeza de que as atenções da população regional estarão voltadas para os gestos e atitudes dos novos governos de Ilhéus e Itabuna, que devem apontar o caminho a ser seguido. Sob esse ponto de vista não haverá omissão de nossa parte, representando os clamores e cumprindo o nosso dever”, afirmaram.

Postado no http://www.ilheus24h.com.br/v1/2016/12/26/novos-governos-de-ilheus-e-itabuna-miram-no-fortalecimento-regional/