quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cupins ameaçam Capela Nossa Senhora de Santana, em Ilhéus

Do Tribuna da Bahia On Line
Publicada: 19/04/2010 16:20| Atualizada: 19/04/2010 16:27

Por Thiago Pereira

Divulgação/MPF
Nem as imagens de santos escaparam do apetite voraz dos cupins.

Um importante patrimônio cultural da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, está seriamente ameaçado por conta da ação de cupins. Um inquérito civil público instaurado pela Procuradoria da República da cidade revelou que a Capela Nossa Senhora de Santana, construída em 1537 por jesuítas, encontra-se em péssimo estado de conservação. Fotos feitas no local comprovam a corrosão da estrutura por causa da ação dos insetos.

Com a confirmação da deterioração da capela, a terceira mais antiga do Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e ao Superintendente Estadual, Carlos Antônio Pereira Amorim, que realizem a imediata restauração do imóvel, monumento mais antigo subsistente no município.

O próprio Iphan reconheceu os problemas estruturais no local. De acordo com um relatório expedido pelo órgão, “os telhados de alpendre, nave, capela-mor e sacristia encontram-se deteriorados, apresentando grande infestação de cupins no madeiramento da estrutura e muitas telhas sem condição de uso”.

A Capela Nossa Senhora de Santana, também conhecida como Capela do Rio do Engenho de Santana, está situada no antigo Engenho de Santana, que pertenceu à familia de Mem de Sá e tem fundamental importância por seu valor histórico e características arquitetônicas.

Na recomendação do MPF, o procurador da República Eduardo El Hage pede ao Iphan que, em prazo máximo de 15 dias a partir da notificação, informe as providências que serão adotadas pelo instituto em virtude da recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...