quinta-feira, 29 de abril de 2010

Influência da internet é novidade desta eleição

Grande novidade desta eleição, ainda não se sabe como o uso intensivo da internet e dos seus instrumentos, a exemplo de blogs, twitter, orkut, MSN e sites, por parte das campanhas eleitorais irá influenciar nos resultados. E não vale comparar com o que aconteceu na eleição do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, na qual a internet transformou-se num dos principais, se não o principal, elementos de arrecadação financeira.

No Brasil, pelo menos até este momento, alguns candidatos que se aventuraram a abrir espaço para receber doações pela internet estão quebrando a cara. É que os brasileiros, como não têm a mesma cultura de fazer doações dos americanos, limitam-se a dar apoio e votar nos seus candidatos, deixando o seu rico, e pouco, dinheirinho, fora disso.

Pelo visto, os candidatos e seus articulados de comunicação devem se preparar para utilizar a rede mundial como elemento de divulgação de suas mensagens - além dos condenáveis, mas nunca esquecidos, ataques aos adversários. E aí, quem deve se beneficiar mais são os candidatos com menos recursos financeiros, uma vez que abrir um site ou blog e usar as redes sociais (como orkut e msn) têm um custo infinitamente inferior aos meios tradicionais de comunicação, como publicidade em jornais, Tvs e rádios e a produção do horário eleitoral gratuito.

É um espaço inteiramente novo - em eleições anteriores, o uso foi muito tímido e com mu9itas restrições por parte da legislação eleitoral - e um dado a mais para tornar histórico este pleito em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...