quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aprovado projeto que isenta associações de moradores de taxa de registro

O projeto seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para ser analisado pelo Plenário.

arquivo - J. Batista
Carlos Bezerra apresentou parecer a favor da proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 5643/09, do Senado, que dispensa as associações de moradores do pagamento de taxas e emolumentos remuneratórios necessários a sua adaptação ao Código Civil (Lei 10.406/02) e a seu enquadramento como organizações da sociedade civil de interesse público (oscips).

O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para ser analisado pelo Plenário.

A autora da proposta, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ressalta que as associações de moradores, sem fins lucrativos, enfrentam dificuldades financeiras. Por essa razão, a senadora quer evitar que essas associações paguem pelas mudanças estatutárias exigidas pela legislação.

O relator da proposta na CCJ, deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), apresentou parecer favorável.

Íntegra da proposta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...