terça-feira, 20 de abril de 2010

Sindicato dos Radialistas articula debate com candidatos a governador, em Ilhéus

A região cacaueira do sul da Bahia e o tabuleiro de Valença, juntas representam mais de 1 milhão de votos. Estas regiões unidas poderão decidir quem será o próximo governador deste estado, e de forma articulada e bem unidas terão um peso surpreendente no pleito de outubro próximo. Apesar de cidades de pequeno e médio porte, municípios como Camamu, Ituberá, Maraú, Piraí do Norte, Igrapiuna, Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Itacaré, Itajuipe, Itapitanga, Ibirapitanga, Itamari, Nova Ibiá, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Ilhéus e até mesmo Jequié e Valença, que geograficamente estão mais distantes, precisam mostrar sua força política e auto afirmar-se: Nós podemos!

“O interior precisa dá um basta no trivial político que acontece a décadas neste estado, onde não passa de apenas mero coadjuvante do processo. A história não pode apagar a fase áurea do fruto de ouro, quando a região do cacau foi responsável por mais de 2/3 das exportações baiana. A região do cacau sustentou a primeira capital do Brasil por muitos anos e, sempre foi forte politicamente, ao ponto de ter uma bancada independente na Assembléia Legislativa”, afirma Sérgio Lopes, historiador.

Os tempos mudaram, a bancada sumiu, a vassoura de bruxa prosperou, a unidade entre os parlamentares regionais deixaram de existir, a sociedade calou-se e continua imperando a imigração de políticos aproveitadores, chamados copa-do-mundo, que nada contribuem com o nosso desenvolvimento e crescimento. O tempo continua mudando e, nós perplexos e omissos rezamos a cartilha deles.

QUEREMOS UM GOVERNADOR PARA A BAHIA. NÃO APENAS PARA A CAPITAL!

Carta - Segundo Elias Reis, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, numa empreitada desafiadora, não irá apenas articular um debate político entre os candidatos a governador da Bahia, aqui na cidade de Ilhéus, mas, pretende buscar com todo o seguimento regional, a elaboração de uma carta compromisso aos postulantes, para que cumpram as reivindicações apresentadas e promovam de forma criteriosa, as medidas necessárias para o alavancamento da nossa economia, alternativas de desenvolvimento, geração de emprego e renda, políticas sociais e públicas, agro-indústrias, turismo e medidas salutares de auto-estima para o povo interiorano. “É preciso uma atenção maior do próximo governador com as regiões menos abastadas, sofridas, carentes de projetos ousados e de envergadura que minimize as necessidades da nossa gente. Precisa-se se revitalizar a Emarc, a Ceplac e de uma vez por toda, ações e conjecturas quanto às dividas dos cacauicultores. Precisamos de verdadeiros canteiros de obras, precisamos de projetos de fomentação para os pequenos produtores. Queremos uma educação com qualidade, profissionais de saúde e leitos suficientes, programas de habitação eficientes e segurança pública necessária capaz de conter ou neutralizar as barbáries do cotidiano. Precisamos ser sujeitos ativos e mobilizadores de uma nova forma de sociedade”, conclui Reis.

Debate - Pela nova redação da lei eleitoral, lei 9.504/97, os debates deste ano só podem acontecer no período de 17 de agosto a 30 de setembro. Ou seja, somente depois de 47 dias após as convenções de cada partido político e/ou coligações, que acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Após as convenções a diretoria do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus agendará reunião com coordenadores e/ou representantes de partidos e coligações da executiva estadual inseridos no DRAP - Demonstrativo de Regularidades de Atos Partidários, para estabelecimento de parâmetros, regras e assinatura de compromisso. Após compromisso firmado, o debate será homologado na 26ª zona eleitoral, tudo em conformidade com resoluções pertinentes.

O objetivo deste debate, inédito na cidade de Ilhéus, é mostrar o potencial como região, na busca de colaborar para o discernimento das propostas dos candidatos, contribuindo numa participação efetiva e informativa, visando os eleitores na escolha certa e, acertando naquele que tenha compromisso com a região. O compromisso como entidade sindical é com a cidade de Ilhéus e regiões circunvizinhas. A empreitada é um desafio. A realização do debate é uma meta. Se concretizar, viva a democracia!

Segundo Dino Rocha, secretário geral, o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus buscará realizar o debate em recinto fechado, num pool de emissoras de rádio e televisão interessadas, onde terão acesso somente o mediador, o coordenador geral, profissionais de imprensa credenciados, pessoal de apoio técnico, assessores dos candidatos e autoridades convidadas. Na parte externa serão montados telões para o público, caravanas e simpatizantes. O debate será realizado em conjunto, com a presença de todos os candidatos. Pela lei em nenhuma hipótese poderá acontecer o debate com menos de três candidatos, como reza a resolução nº 21.160 do TST. As emissoras de rádio e televisão que farão parte do pool estarão obrigadas a divulgar o debate, via mídia gravada, dentro de sua grade de programação a partir de 15 dias antes do evento.

Reuniões - O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus sabe que é impossível fazer tudo sozinho. Por isso, estará realizando três reuniões prévias, previstas para a 2ª quinzena de maio: A primeira acontece com os profissionais de imprensa e presidentes de agremiações políticas da cidade; a 2ª com os diretores de emissoras de rádios e televisões e, a 3ª com todos juntos, para que se possa tirar as dúvidas e fechamento do debate. Os partidos políticos são importantíssimos para que se possa viabilizar este debate inédito. No momento oportuno o sindicato estará enviando convites para reuniões, como definição de local, hora, regras e acordos prévios com representantes dos candidatos.

“Sabemos que um debate envolvendo candidatos a governador é dificílimo, porém não é impossível a sua realização. Sabemos da dificuldade de agenda dos candidatos, do tempo de gravação para o horário político gratuito, de caminhadas, de passeatas e viagens rotineiras no garimpo de votos. Mas, sabemos também que nosso povo é politizado, informado e acima de tudo, merecedor de um ato cívico desta natureza”, afirma Malthez de Athaíde, 1º Vice Presidente sindical.

O radialista e sindicalista Brito Junior, é categórico quando afirma: “Somos capacitados e preparados para qualquer tipo de evento político, principalmente numa organização e mediação. Aliás, os profissionais do rádio ilheense já mostraram isto em outra oportunidade. A imprensa ilheense não deve nada à capital e muito menos a outras praças. No jornalismo radiofônico somos ricos em mão de obra: Malthez de Athayde, Rildo Mota, Vila Nova, Clinton Alves, Lindinalva Santos, Gil Gomes, Jonildo Glória, Ivonete Vasconcelos, Yolando Souza, Luck Rey, Jaqueline Mendes, Marinho Santos, Renato Nogueira, Jorge Raposo, Ricardo Magalhães, Roberto Scarpita Junior, Toni Mattioli, J. Carlos, Jailda Almeida, Walter Machado, Odara Ramos, Dirceu Góes e tantos outros”, - elenca.

Vamos torcer para que as coisas funcionem na prática como se planeja na teoria e, que a Bahia, no dia do debate, esteja todinha de olho e ouvidos na Rainha do Sul.

Fonte: Jornal do Radialista, Edição 31, p 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...