sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Saúde vistoria local para implantação do Pronto Atendimento da Dengue




A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 31, os preparativos para a implantação do Pronto Atendimento da Dengue, no Hospital Geral Luis Viana Filho, no Bairro Alto da Conquista. Nesta manhã, a secretária Ledívia Espinheira visitou as dependências da instituição onde funcionará o serviço para averiguar as condições físicas do local. A proposta do espaço é ampliar o atendimento à população, principalmente nesta época do ano, historicamente mais propensa à ocorrência de epidemias da doença.

Ledívia Espinheira afirmou que o PA da Dengue, resultado de parceria entre a prefeitura e o hospital, contará com o trabalho de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Vamos trabalhar agora na formação da equipe e na implementação dos ajustes físicos”, completou a secretária de Saúde.

Prioridades - Ao lado da reativação da rede básica de saúde e da ampliação do atendimento de emergência, o combate à dengue é uma das metas prioritárias da secretária Ledívia Espinheira. “Em parceria com a nossa população e com os diversos órgãos ligados ao setor, estaremos trabalhando de forma intensa para que a população tenha o melhor atendimento possível e que os índices gerais de infestação da        dengue sejam recolocados em níveis aceitáveis”, enfatiza a secretária.

Dengue - A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
A dengue clássica se inicia de maneira súbita e pode provocar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Segundo os médicos, a febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes, continuam os especialistas, podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.
A melhor forma de se evitar a dengue continua sendo o combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, que se reproduz em água parada. Por isso, reforçando a prevenção à doença, é fundamental não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Secretaria de Comunicação (Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...