sexta-feira, 17 de abril de 2015

Combate à dengue é intensificado com auxílio de fumacê em Ilhéus

Inseticida que elimina o mosquito transmissor da doença é aplicado em 18 bairros da cidade Ilhéus. O combate a dengue tem sido conjunto, unindo equipes do Município
A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus tem realizado, de forma intensiva, o trabalho de combate à proliferação do mosquito aedes aegypit, transmissor do vírus da dengue, através de várias frentes de trabalho. Além das ações rotineiras, como visitas às residências para verificação quanto a existência de focos do inseto e de conscientização dos moradores, estão em operação, em 18 bairros considerados prioritários, três carros fumacê e quatro equipes que trabalham com o bloqueio costal, de aplicação manual.
Segundo Rondinelle Santos, coordenador dos agentes de Endemias da Sesau, os bairros que mais apresentam maiores riscos de infestação pelo mosquito, com base em relatórios da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), são Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá, Nelson Costa, Centro, Conquista, Altos do Ceará, da Gamboa, Bela Vista (Pacheco) e da Tapera, Princesa Isabel, alto do Basílio, Avenida Esperança, Teotônio Vilela, Barra, São Miguel, Iguape e Banco da Vitória.
Nesses locais, o carro fumacê tem circulado a cada quatro dias, no período das 17 às 22 horas, como orienta a Sesab. Durante a tarde e pela manhã, nas mesmas comunidades e com a mesma periodicidade, funcionários da secretaria municipal de Saúde realizam aplicação do inseticida que elimina o mosquito, utilizando costais de fumacê. Rondinelle Santos explica que a aplicação de forma manual é feita somente onde os veículos não têm acesso, como becos, vielas e ruas sem saída. O trabalho também é realizado aos fins de semana e feriados, sempre no período da manhã, das 6 às 9 horas.
O secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, ressalta que o reforço dos fumacês e costais têm participação do Governo do Estado, que está auxiliando as ações de combate à dengue no município. Ele orienta que, durante a aplicação do inseticida, os moradores abram as portas e janelas das residências, para permitir que o remédio adentre nos imóveis e atinja possíveis focos do mosquito. Além disso, salienta que “é recomendável cobrir com pano ou tampas alimentos expostos, comedouros e bebedouros de animais, para evitar a contaminação, durante o trabalho com o inseticida.”
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...