quarta-feira, 29 de abril de 2015

Movimento Pontal Criativo reconhece que a obra de reforma da praça estava inacabada





No encontro foram discutidos últimos ajustes para entrega da Praça São João Batista, localizada no Pontal, totalmente reformada.
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu, na tarde de terça-feira, 28, no Palácio Paranaguá, 15 integrantes do movimento Pontal Criativo, integrado por artesãos, comerciantes e moradores do bairro.  A reunião foi realizada a pedido do Pontal Criativo para acertar detalhes visando a entrega oficial da obra de reforma da Praça São João Batista, a principal do bairro, e que é palco de atividades do movimento.  
 A recuperação e reforma da Praça São João Batista foi uma reivindicação feita ao prefeito Jabes Ribeiro ainda durante a campanha eleitoral, através do Movimento Pontalense de Cidadania. Como a Prefeitura apresenta dificuldades financeiras, o prefeito Jabes Ribeiro reformulou o decreto do programa Adote uma Praça e buscou o apoio da empresa Cidadelle, do Grupo André Guimarães, que aceitou participar do projeto, com a participação da arquiteta Simone Flores.
 A Praça São João tornou-se um assunto polêmico, no último final de semana, quando um grupo de moradores resolveu tirar o tapume de proteção da obra, que ainda se encontra inacabada. Na oportunidade, o prefeito reafirmou que a iniciativa de moradores de retirar os tapumes que cercavam a obra foi um ato legítimo. No entanto, lembrou que, de acordo com técnicos da prefeitura que acompanharam a reforma, ainda faltam pequenos ajustes para permitir seu pleno funcionamento. Citou, por exemplo, o sistema de iluminação, que ainda não está completamente instalado, e a definição acerca dos permissionários que vão ocupar os seis boxes comerciais existentes.
 Jabes Ribeiro argumentou não ser recomendável entregar um equipamento desse porte sem que todo o projeto tenha sido executado. Porta-voz do grupo e um dos propositores da reforma da praça, José Resende Mendonça concordou com as palavras do prefeito e afirmou que a organização sempre acompanhou o serviço e reconheceu a necessidade de pequenos ajustes no equipamento.
 Entrega – Na reunião, ficou decidido que o Pontal Criativo vai sugerir como será feita a entrega oficial do equipamento e a possível data. Segundo José Resende Mendonça, apesar de já estar aberta à comunidade, ainda se faz necessário um ato que marque a devolução da praça. “A reforma foi algo muito batalhado por nós, moradores do Pontal, e devemos, sim, marcar esse momento. Assim, nos comprometemos com o prefeito e os moradores para definirmos um ato de entrega e sugerir uma data”, finalizou Mendonça.
 Boxes – O prefeito Jabes Ribeiro e movimento Pontal Criativo concordaram que, dos seis boxes construídos, quatro serão cedidos aos comerciantes que já atuavam antes da reforma. Um será destinado a uma área comum para os comerciantes, onde poderão guardar material de limpeza, para que não haja contaminação dos alimentos comercializados, atendendo exigência da Vigilância Sanitária. O último foi oferecido ao próprio Pontal Criativo, que vai analisar se ocupa ou se disponibiliza ao município para que seja licitado e legalmente entregue a outro comerciante.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...