sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tratamento da dengue deve ser feito até o fim, alerta diretor de Vigilância à Saúde de Ilhéus



Médico orienta que nos primeiros sintomas da doença, o paciente deve procurar atendimento
  O médico sanitarista Antônio Firmo, diretor de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus, orienta a todos que apresentem sintomas de dengue - como febre alta com início súbito, dores de cabeça, atrás dos olhos e pelo corpo, náuseas e vômito – para procurar o Posto de Atendimento (PA) especial para diagnóstico e tratamento da doença. Ele alerta que o tratamento deve ser feito até que os sintomas desapareçam, a fim de evitar complicações no quadro clínico.
Ilhéus conta com o posto exclusivo de diagnóstico da dengue, localizado no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na Rua Major Homem Del Rey, 100, bairro Cidade Nova, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mas os usuários podem também procurar os postos de saúde da rede pública municipal.
De acordo com o Chefe do Setor de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, após a verificação dos sintomas é realizado o exame de hemograma, para diagnóstico do número de leucócitos e plaquetas no sangue, principal indicador da doença. Em alguns casos, é feito também o exame sorológico, analisado em laboratório mantido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em Salvador.
Tratamento – Quando os sintomas apontam para a dengue ou a contaminação é diagnosticada, os pacientes passam por tratamento sintomatizado: caso esteja com febre, é medicado com antitérmico, para baixar a temperatura corporal; caso apresente forte dor de cabeça (cefaleia), é prescrito analgésico. Quando os sintomas são mais agudos, o enfermo é hidratado com medicamento venoso ou oral.
O sanitarista Antônio Firmo enfatiza que o paciente não pode deixar de procurar atendimento médico. “Ele deve dirigir-se aos postos de atendimento assim que identificar os sintomas, isso é de fundamental importância para que o quadro do paciente não se agrave”, afirmou.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...