sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Profissionais de Itacaré aprenderão inglês e espanhol pelo “Olá, Turista!”


Itacaré conseguiu 23 vagas para os cursos de inglês e espanhol on-line e gratuitos oferecidos pelo projeto “Olá, Turista!”, do Ministério do Turismo. A Secretaria Municipal de Turismo foi a articuladora junto ao Governo Estadual para que a cidade também fosse contemplada. “Itacaré é o terceiro destino mais procurado da Bahia e não poderia ficar de fora dessa iniciativa, que visa o atendimento aos visitantes durante a Copa de 2014”, declarou a secretária Diana Quadros.

O “Olá, Turista!” é voltado a profissionais que atuam diretamente com atendimento ao público. Em Itacaré, as primeiras vagas foram direcionadas a guias, policiais civis, agentes de trânsito, condutores de táxis e vans, além de membros do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI) e Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré (ACERTI). A Secretaria de Turismo organizou o cadastramento dos alunos no site do projeto, fornecendo login e senha a cada um. A primeira etapa do projeto foi iniciada em setembro e está em andamento.

Os cursos do “Olá, Turista!” serão divididos em três módulos: básico, regional e profissional. Com aulas ministradas pela internet, os alunos têm acesso à tutoria, biblioteca virtual e roteiros de atividades on-line, no site www.olaturista.org.br. Segundo Diana Quadros, o objetivo é que os profissionais de Itacaré possam falar inglês e espanhol fluentemente. “Chega de mímicas ou informações confusas. Em Itacaré, os turistas serão atendidos com eficiência e alto padrão”, afirmou.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera a capacitação profissional a base para que a evolução do turismo no município. Outros cursos de qualificação profissional também estão sendo articulados. O último conseguido, em parceria com o ITI, foi a Carreta Móvel do SENAC. “Queremos que a população nativa seja valorizada e esteja apta a oferecer serviços de qualidade. Assim, poderão incrementar seus rendimentos, cuidar melhor do patrimônio e ocupar melhores postos de trabalho”, declarou.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Feira livre de Itororó será revitalizada Estado investirá mais de R$ 1 milhão no equipamento






Depois de uma visita realizada a Feira Livre de Itororó, pelo diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (SUDIC), Nilton Cruz, foi assegurada pelo Governo do Estado, a reestruturação completa da feira livre do município, uma das mais movimentadas da região.

A obra contemplará a padronização das barracas, reforma e construção de novos boxes para confecções, cobertura da área de verduras e legumes e aprimoramento do mercadão das carnes. O estado investirá mais de R$ 1 milhão na revitalização do equipamento público, garantida por interferência do Deputado Federal Geraldo Simões.

A realização da obra foi aplaudida pela dona de casa Maria da Conceição, que freqüenta a feira toda semana. “Já era sem tempo, a feira precisa de uma intervenção rápida”, disse ela.

Para o prefeito Adroaldo Almeida, “a repaginação da feira livre de Central de Abastecimento de Itororó impulsionará a economia local, atraindo mais investidores, gerando mais postos de trabalho e melhorando a estética da cidade”.

A Feira

O equipamento não recebe investimentos há 19 anos, desde 1990, quando foi inaugurado. A Feira Livre do município recebe comerciantes de várias cidades da região. No local funciona o mercadão das carnes onde é comercializada a carne-de-sol de Itororó, a mais famosa do Brasil.

Segundo o atual chefe do executivo municipal, Adroaldo Almeida, “essa intervenção só poderia ser feita através do estado, pois a prefeitura não recebe recursos suficientes para tal investimento”.

O presidente da Associação dos Empreendedores da Carne de Itororó, Valdívio Moraes diz que a revitalização vai oferecer mais conforto para os clientes e vendedores. “É o segundo importante investimento que estamos recebendo do governo Wagner. O primeiro foi um caminhão baú refrigerado cedido pela secretaria da Agricultura quando Geraldo Simões era secretário”, disse ele.

O caminhão baú refrigerado tem capacidade para transportar até 10 toneladas de carne. Segundo Moraes, foi a maior conquista nos 11 anos de existência da associação. “Antes a carne era transportava em caminhões sem adequação. O baú facilitou a logística e o custo de frete para o produtor”.

Itororó discute políticas públicas para Cultura

“Cultura e o quê?” A instigante pergunta foi o tema da III Conferência Territorial de Cultura (CTC), que aconteceu , na Fundação Cultural Cabana da Ponte, em Itororó. O evento reuniu os representantes das 13 cidades que compõe o Território 8, com sede em Itapetinga, com o principal objetivo de discutir ideias e projetos que serão apresentados na III Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em Ilhéus, de 26 a 29 de novembro.

Itororó elegeu dois delegados para a conferência estadual: Sérgio Ramos, secretário municipal de Cultura e Leno Amaral da Organização não governamental Colônia. Segundo Frederico Mendonça, o estado está em processo muito particular de descentralização cultural, onde o governo estende ao interior os investimentos culturais que antes só iam para as grandes cidades. “Um povo sem cultura não poderá enfrentar o mundo contemporâneo e a evolução dos tempos”, completou o representante de Márcio Meirelles, Secretário de Cultura do Estado.

Além de gerar discussões de políticas públicas para a cultura, a III CTC serviu para reascender as esperanças dos artistas locais, que andavam desanimados com a arte. Para o escultor Adilson Ribeiro, a Conferência abrirá mais espaço para o debate e fará com que o governo saiba das reais necessidades dos artistas locais. Já para a jovem atriz Manuela Almeida, 16, da cidade de Iguaí, eventos como este mostram que o poder público está preocupado com os artistas. “Estou começando minha carreira agora e estou gostando do incentivo”, acrescentou.

Cidade Sede

Itororó foi escolhido pela SECULT (Secretaria de Cultura da Bahia) para sediar a III CTC do seu território, por fazer parte de uma pequena estatística. Em todo estado, apenas 22 cidades, possuem Secretarias Municipais de Cultura (SMC), isso representa 5% dos municípios baianos. Além deste detalhe, o município também conta com um espaço totalmente voltado para manifestações artísticas, o Teatro Sinval Palmeira, na Fundação Cultural Cabana da Ponte.

Segundo o prefeito Adroaldo Almeida, a escolha não aconteceu por acaso, uma vez que, a cidade colhe os frutos das sementes plantadas em um governo que acredita na cultura e no seu poder de transformação. “Eu criei uma administração com norte, que têm visão e planejamento e irá me ajudar a mudar a vida do povo da minha cidade, pois para mim cultura vai muito além de manifestações populares. A cultura é tudo em uma cidade, é sua maneira de falar, de se alimentar, de ver o mundo, enfim”, concluiu.


Lula isola Ciro de "maneira covarde", diz Jereissati

atarde on line dia 25/10/2009

Agência Estado

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse hoje, em Fortaleza, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está cheio de Judas por perto e o acusou de isolar de "maneira covarde" a candidatura do deputado Ciro Gomes à Presidência da República. "Não são Judas do Lula. São Judas do Brasil, e isso é que é o grave", emendou Tasso Jereissati, durante convenção dos tucanos cearenses.

Aos jornalistas, Tasso Jereissati garantiu que mesmo sendo o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) candidato a presidente, dará total apoio ao nome tucano que estiver na disputa, independente de ser o governador de São Paulo, José Serra, ou o de Minas Gerais, Aécio Neves. "O candidato meu a presidente, apesar de todas as ligações, carinho e a amizade (por Ciro Gomes) será o candidato do meu partido", assegurou.

De acordo com Tasso Jereissati, o PT e o presidente Lula estão isolando Ciro Gomes. "Estão fazendo um esforço, de certa maneira até covarde, para isolá-lo. Mas, ele (Ciro) tem resistência o suficiente para levar até o fim",, avaliou Tasso. Na eleição de 2002, quando Serra disputou a Presidência pelo PSDB, Tasso foi acusado de fazer corpo mole e nos bastidores apoiar Ciro Gomes, que também estava na disputa.
Agencia Estado
Essa matéria recebeu o seguinte comentário
Roberto Corsario (26/10/2009 - 13:00)

É Ciro, É Ciro, É Ciro, não adianta alguns grupos empenar, pois o povão não vai aceitar, socialistas esse momento é de apreensão, vamos unir as forças e em 2010 dar ao povo um presentão. CIRO GOMES PRESIDENTE É O MELHOR PARA A NAÇÃO. Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus-Ba

Ponte sobre Rio de Contas será inaugurada na próxima terça



A inauguração oficial da ponte sobre o Rio de Contas, na rodovia BA-001, no município de Itacaré, acontecerá na próxima terça-feira (03), às 11 horas. A solenidade, marcada para esta quinta-feira (29), foi transferida a fim de se adequar à agenda do ministro do Turismo, Luiz Barreto. A cerimônia ainda contará com a presença do governador Jaques Wagner e demais autoridades. “A ponte gera uma nova perspectiva para Itacaré, principalmente para a economia, já que o fluxo de turistas deverá aumentar bastante”, afirmou o prefeito itacareense, Antônio de Anízio.

Com 320 metros de extensão, a ponte sobre o Rio de Contas liga Itacaré a Camamu, reduzindo o tempo de viagem entre os municípios de 2 horas para apenas 40 minutos. A distância para Salvador, via Ilha de Itaparica, também caiu consideravelmente de 530 para 238 quilômetros. Para chegar ao Ferry Boat, em Bom Despacho, os motoristas que saírem de Itacaré gastarão, aproximadamente, três horas.

O novo empreendimento do governo estadual, que conta também com 13 quilômetros do novo trecho da rodovia, beneficia cerca de 650 habitantes de 10 municípios das regiões Sul e Baixo Sul da Bahia. O tráfego está liberado desde o dia 21, quando faltavam apenas os últimos ajustes na sinalização.

A ponte sobre o Rio de Contas está sendo encarada como uma grande aliada no combate à sazonalidade turística, antes restrita ao verão. Para a secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros, o município está se preparando para receber um novo público de turistas. “Nós somos o terceiro principal destino do estado e queremos melhorar ainda mais nossos serviços. Para isso, estamos investindo na capacitação profissional da comunidade para que possamos atender a nova demanda com qualidade”, declarou.

Câmara reinstala Grupo Parlamentar Brasil-Filipinas

A Câmara reinstala nesta tarde o Grupo Parlamentar Brasil-Filipinas, biênio 2009/2010. Durante o evento, haverá posse da nova diretoria e o pré-lançamento dos livros "Relações entre Brasil e Filipinas - Uma visão abrangente", do professor José Carlos Brandi Aleixo; e "Fotografia sobre Filipinas, do fotógrafo Pierre Verger", compilado pela embaixadora das Filipinas no Brasil, Teresina Barsana. A solenidade ocorrerá às 15h30, no Salão Nobre.

A reinstalação do grupo é consequência da visita que a presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, fez ao Brasil em junho deste ano. Na ocasião, a presidente se reuniu com o presidente da Câmara, Michel Temer, e assinou acordos de cooperação com o governo brasileiro nas áreas de bionergia, comércio e pesquisa agropecuária.

O Grupo Parlamentar Brasil-Filipinas é formado por 22 deputados e terá como presidente o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). A 1ª vice-presidente será a deputada Maria Helena (PSB-RR).

Integrante da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), a República das Filipinas é um arquipélago localizado no Oceano Pacífico, com população de cerca de 90 milhões habitantes.
Agência Câmara

Comissão aprova sugestão sobre projeto de execução de dívidas

A Comissão de Legislação Participativa aprovou na quarta-feira (21) sugestão de projeto de lei que modifica o Código de Processo Civil para criar a prescrição intercorrente no caso de o processo de execução ficar parado por dois anos pela ausência de bens do devedor.

A sugestão, do Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (MG), virou projeto de lei de iniciativa da comissão. O relator, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), observou que grande parte da doutrina de Processo Civil considera que o sistema atual - em que a execução se eterniza caso não haja bens do devedor - não deve prevalecer, por gerar insegurança jurídica.

"Cremos que o Parlamento deva analisar a questão, inclusive avaliando qual lapso de tempo seria o mais justo para equilibrar de um lado a necessária satisfação do credor e de outro a justa eliminação de demandas que não podem ser infinitas", disse o relator.

Tramitação
A Secretaria Geral da Mesa vai numerar o projeto e designar as comissões que vão analisá-lo.
Agência Câmara

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ponte vai encurtar tempo de viagem Itacaré a Salvador para 3 horas






A ponte sobre o Rio de Contas, em Itacaré, na BA 001, vai reduzir para metade o tempo de viagem entre a capital baiana e o terceiro mais importante destino turístico do estado. Motoristas calculam em três horas o percurso. São apenas 228 quilômetros entre Itacaré e o Ferry Boat, em Bom Despacho. “Saindo cedo dá para pegar o Ferry das 7h20min e chegar logo cedinho em Salvador”, disse o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Ele visitou a obra acompanhando os últimos retoques para a inauguração. O governo do estado programou a inauguração da ponte e da estrada para quinta-feira, dia 29, às 11 da manhã. Depende apenas da agenda do ministro do turismo, Luiz Barreto. Caso o ministro não tenha espaço na agenda a inauguração acontece no dia 3, após o feriado.

“A estrada e a ponte vão servir de integração de duas regiões importantes: o Sul e o Baixo Sul da Bahia, e o nosso município vai ganhar muito com o impulso ainda maior do turismo”, afirma o prefeito.

Um dos exemplos é Camamu, no Baixo Sul. Em apenas 40 minutos dar para fazer o trajeto. São 48 quilômetros que separam as duas cidades turísticas baianas.

A secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros diz que o município vai ganhar um novo público com a facilidade de acesso. “Tivemos um incremento muito grande desde o final do ano passado com a visita do presidente Francês Nicolas Sarkozy e sua esposa Carla Bruni e, agora, ganharemos o público de Salvador”.

Ela diz que é grande a expectativa do trade. “A estrada e a ponte pode nos ajudar a combater a sazonalidade, um dos principais problemas que afeta o turismo”, acredita.

Ba 654

O prefeito espera que na inauguração o governador autorize o início das obras do asfaltamento da BA 654, que liga a BA 001 até o distrito de Taboquinhas e o povoado de Água Fria, em Itacaré. São apenas 17 quilômetros. A obra já foi licitada aguardando a liberação de recursos para o seu início. Em Taboquinhas é onde ficam as corredeiras do Rio de Contas, consideradas a terceira melhor do mundo para a prática do raffiting.


Ascom Itacaré

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prefeitos defendem candidatura de Rosemberg a deputado estadual

A convite do prefeito Lenildo Santana (PT), prefeitos e lideranças de 15 municípios do sul e sudoeste baiano reuniram-se em Ibicaraí, neste domingo, e defenderam a candidatura do servidor público federal Rosemberg Pinto a deputado estadual. “Rosemberg tem dado uma importante contribuição à sociedade há mais de 30 anos. Queremos que ele utilize a sua experiência e capacidade para ajudar muito mais a população na Assembleia Legislativa da Bahia”, disse o prefeito de Ibicaraí.



A reunião que teve o objetivo de avaliar as ações dos governos e a conjuntura política atual. Rosemberg foi convocado a assumir a candidatura. “Foi Rosemberg quem me inseriu na política, em 1979. Ele tem uma vida dedicada a ações para melhorar a vida das pessoas. Está mais do que na hora dele assumir esta nova tarefa, usando o seu potencial em defesa da nossa gente no legislativo baiano”, conclamou o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, também do PT.



“Tenho uma relação de pouco tempo com Rosemberg, mas já observamos a sua conduta, o seu caráter, a sua retidão no trato com as pessoas e a coisa pública”, ressaltou o prefeito de Itapetinga José Carlos Moura (PT). O prefeito do município do sudoeste baiano que derrotou o PMDB na última eleição, disse que quer Rosemberg como representante da sua região na Assembleia. “Precisamos de uma pessoa capaz e que trabalhe de verdade por nossa região”, disse José Carlos Moura.



A reunião, que teve a presença do Deputado Federal Geraldo Simões (PT) e do diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Nilton Cruz, contou com a participação de duzentas lideranças de vários partidos políticos de municípios do sul e sudoeste baiano.



Rosemberg revelou que vem recebendo apelo de vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças dos movimentos sociais para seja candidato no ano que vem. “Venho recebendo apelo dos companheiros para a candidatura. Contribuímos para a eleição de 10 prefeitos e muitos dos que apoiamos perderam a eleição por quantidade pequena de votos. Trabalho para que até o final do próximo mês eu tome uma decisão”, garantiu.



“Se for para ser candidato, será para poder interferir positivamente na vida diária das cidades e das pessoas”, pontuou. Ele disse que, na história do país, nunca um governo conseguiu reduzir tanto o número de pobres e obter o respeito da sociedade internacional. “Lula está conseguindo modificar em sete anos um quadro social de 500 anos”. Rosemberg defendeu a candidatura da ministra Dilma Roussef à presidência da República. “A ministra Dilma trabalhou junto com Lula nos projetos que desenvolveram o Brasil”.



Para ele, o governo Wagner é muito melhor que os anteriores. Citou exemplos como construção de moradias populares, o maior programa de saneamento em execução no Brasil, o Água para Todos, e a transparência com o dinheiro público que não havia nos governos anteriores na Bahia. “O governo Wagner está levando água para mais de dois milhões de baianos que antes viviam com lata d´água na cabeça ou penavam na seca”.



Participação

Participaram da reunião lideranças de Ibicaraí, Itororó, Itapetinga, Iguaí, Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Coaraci, Itambé, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe e Itapitanga. E membros dos partidos PT, PMDB, PSB, PHS, PTN, PRTB, PSDB, PV, PR e PPS que desejam a candidatura de Rosemberg.



Notas



Celeridade na Sudic

O diretor-presidente da Sudic, Nilton Cruz, revelou que já visitou 14 municípios desde que assumiu o cargo, há menos de um mês. E tem procurado dar celeridade aos pleitos dos municípios. Um dos projetos é o Indústria Cidadã, abandonado pela gestão anterior. Ele disse que, nesta semana, fará visitas a Itapetinga, Itororó, Itapitanga e Itacaré.



Bancada federal do PT

Geraldo Simões disse que o PT trabalha para ampliar para 120 a bancada de deputados federais nas eleições do próximo ano. Ele disse que os tucanos não têm o que mostrar. “Eles criticam a ministra Dilma pelo jeito de durona. Só não podem dizer que ela não é preparada”, disse.



E alfinetou: “tem alguém mais enfezado do que Serra?”. Para Geraldo, a referência dos tucanos é o governo de São Paulo, que não tem nenhuma política social. “Quando a população associar Dilma a Lula e ao trabalho que ela desenvolve no governo, a eleição é nossa”.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Competência relacional

23 de outubro de 2009.

Elias Reis

eliasreis.ilheus@gmail.com

O QI (Quociente de Inteligência) não é um fator isolado para o sucesso de uma pessoa na vida profissional e na vida privada ou familiar. Hoje, alguém que almeja ser feliz de modo pleno precisa contar com um conjunto de qualidades aplicadas. Trocando em miúdos: deve ser bem preparado intelectual e afetivamente. Precisa ser dotado do chamado QE (Quociente Emocional), que nada mais é do que o jogo de cintura ou a capacidade de se relacionar bem com as pessoas: saber falar, ouvir e argumentar e, sempre olhando direto nos olhos, sem esquivar. Isso parece simples, mas muitas pessoas não equilibram esses fatores em suas vidas. Aquele que fala muito é um chato de galocha, quem só ouve é um mudo e quem não fundamenta seus argumentos não estabelece um diálogo nem expõe as idéias com clareza. E, mesmo fundamentado, é preciso respeitar a opinião do outro, suas limitações.

Ter competência relacional, como se vê, exige algo mais do que preparo intelectual, que, obviamente, é indispensável. Mas, hoje, sem participação, troca de idéias e experiências, otimismo, saber dividir e somar, capacidade de trabalhar em equipe e, por que não, alegria, nenhuma pessoa vai para frente, em qualquer campo. Por mais ‘cabeça’ que seja. Veja um exemplo para ilustrar esse caso. Você conhece dois vereadores, ambos bem preparados. Só que o primeiro mantém um distanciamento humano com seus eleitores, apesar de andar sempre arrumadinho e cheiroso, é seco, nunca tem tempo de ouvir sua comunidade de base, pouco fala no plenário e, quando fala é sempre concordando com tudo, na garantia das benesses. Apesar de sapiente, pouco explora a sua legitimidade. Já o segundo sabe ouvir, é paciente, sabe explicar todo o tramite de um projeto e sua viabilidade de aprovação, é gentil, humano e sempre coerente, justo e ético. Qual dos dois o leitor escolheria? A resposta é previsível. Não há dúvidas de que as pessoas preferem gente objetiva, simpática e comunicativa, o que explica por que a competência relacional anda tão valorizada. No mundo de hoje não basta ser só competente, mas também ter habilidade no trato com o próximo. Não basta apenas conhecimento, há necessidade da coerência, da humildade e equilíbrio emocional. A história nos mostra quantos intelectuais diante de um fato alheio a sua vontade, cai no desespero, em face da falta de equilíbrio, vez que, apesar de bem sucedido, vive num mundo isolado e egoísta.

Não estou dizendo que todo mundo deva fazer marketing pessoal para ser o máximo, ser feliz. Esse é outro assunto. Até porque, infelizmente, tem muita gente que fala muito e nada diz. Com uma boa lábia, essas pessoas podem chegar a algum lugar, conquistar algo, enganar alguém, mas na primeira chuva de verão o verniz de conhecimento e de humanidade desaparece. Ter boa lábia não é se relacionar bem, é enrolar. Com raríssimas exceções, o político profissional é o próprio retrato falado.

O meu recado, ao contrário disso, é que mesmo as pessoas retraídas por natureza, mas que possuam algum conteúdo, devem aprender a se relacionar bem com o próximo. Você pode achar isso impossível, mas não é. Ninguém neste mundo nasce e morre do mesmo jeito. Alguém que não se relaciona bem com os outros pode vir a aprender, seja com um pouco de boa vontade e treino, seja com a ajuda de um terapeuta.

“O temperamento não se muda, de fato, mas o comportamento sim.”

(Jornalista Eduardo Anunciação).

Romper a casca da timidez vale a pena. Toda pessoa merece ser e viver melhor, para o seu próprio bem e o bem dos outros. É fundamental se relacionar bem com as pessoas de todas as origens e formações diferentes e ter capacidade de se adequar as circunstancias da vida, principalmente nas perdas e fracassos, vivendo a vida de uma forma mais leve.

O que levamos da vida, é a vida que levamos!

Governo negocia com relatores alterações nos projetos do pré-sal

Apesar do adiamento da leitura dos pareceres, o presidente Temer reafirmou nesta quinta-feira o compromisso de votar os projetos até o dia 10

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que está negociando com os relatores do pré-sal as alterações que serão feitas nos textos. Segundo Fontana, o atraso na apresentação dos pareceres se deu exatamente para negociar ajustes nas propostas. Dois dos quatro relatórios deveriam ter sido apresentados nesta semana, mas foram adiados.

Entre os pontos que estão sendo debatidos, está a possibilidade de inclusão de uma nova política de royalties no projeto que trata do regime de partilha para exploração do pré-sal (PLs 5938/09 e 2502/07). Segundo Fontana, a ideia do governo era deixar esse assunto para depois, mas por pressão dos deputados pode aceitar incluir o tema na proposta.

De acordo com o líder, o relator da matéria, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o presidente da comissão especial, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), têm insistido que é preciso alterar as regras dos royalties porque há uma demanda muito forte de diferentes setores e de muitos deputados de diferentes estados.

"Precisamos tratar esse tema com muito equilíbrio para que isso não prejudique estados que hoje recebem valores importantes em royalties, como é o Rio de Janeiro, e que ao mesmo tempo, dê a perspectiva de que outros estados terão retorno desse petróleo que é uma riqueza nacional", disse Fontana.

O parlamentar afirmou que apesar das alterações, os pareceres dos relatores mantém os pontos essenciais das propostas do governo.

Prazo confirmado
Apesar do atraso na apresentação dos pareceres, o presidente da Câmara, Michel Temer, reafirmou nesta quinta-feira o compromisso de colocar as propostas em votação no Plenário no dia 10 de novembro. Temer disse que só haverá adiamento, caso os líderes avaliem que há necessidade. "Mas se todos estiverem de acordo [com o adiamento]. Não há intenção agora. A princípio permanece o acordo", reafirmou Temer.

O líder do governo já adiantou que sua intenção é que as propostas sigam para o Senado até o fim do ano.

O prazo para votação dos projetos do pré-sal foi negociado com o governo em troca da retirada do regime de urgência constitucional.
Agência Câmara

Câmara aprova Plano de Cargos e Salários de PMs e bombeiros do DF





Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (22/10) o Projeto de Lei 5.664/09, que cria o Plano de Cargos e Salários dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal. O principal ponto da proposta é a criação da gratificação por risco de vida das categorias, que será de R$ 250 por mês este ano, prevendo aumentos a cada seis meses até chegar ao valor de R$ 1 mil, em 2014. A proposição segue agora para o Senado Federal.

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi o autor do requerimento de urgência que fez o projeto ser colocado rapidamente na pauta de votações. “É preciso destacar a união e o empenho de todos para aprovar a medida. Nós precisamos de uma Polícia Militar e de um Corpo de Bombeiros bem remunerados e motivados para desempenhar um bom trabalho”, afirma Rollemberg, que continuará trabalhando para que a proposta seja aprovada no Senado.

Concurso público

A proposição faz uma reformulação da estrutura das carreiras e gera um impacto no número dos profissionais contratados por concurso público. Hoje a polícia é composta por 15 mil militares, mas, pela proposta, pode chegar a 18.673. Já o efetivo de bombeiros, que é de 7 mil pessoas, pode ir para 9.703. Também foi aprovada a proposta que torna obrigatório o nível superior para ingresso nas carreiras.

Outro texto garantido pelos parlamentares é a promoção ao posto ou à graduação superior ao militar que tiver mais de 30 anos de serviço. Outra questão é a mudança nas regras de promoção dos militares para graduações superiores, que será pelo critério de antiguidade. Neste caso, um soldado da PM deve permanecer pelo menos 120 meses na função para ser promovido a cabo. Já o major terá que ficar 36 meses na patente para postular o cargo de tenente coronel.

Da Ascom do deputado federal Rodrigo Rollemberg

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Governo contra Governo

Soou como denuncia as declarações feitas ao vivo no dia 20/10/09 no programa otabuleiro, do Ilustríssimo Radialista Vila Nova, quando o secretário de Transporte, Transito e Serviços Públicos de Ilhéus, Carlos Freitas, fez declarações a despeito da destinação da arrecadação da Taxa de Iluminação Publica (TIP), cobrada pela COELBA nas contas dos consumidores de energia elétrica em Ilhéus, segundo o Secretário Carlos Freitas, Prefeitos anteriores de Ilhéus utilizavam os valores da arrecadação da TIP para fins eleitoreiros, quando indevidamente pagavam contas de particulares com o dinheiro da arrecadação da TIP, segundo o secretário, o fato vinha ocorrendo a aproximadamente mais de 10 (dez)anos, fato que inclui os Exs Prefeitos Jabes Ribeiro, e também o atual secretário municipal Antônio Olímpio, as declarações não poupou o atual prefeito Nilton Lima, pois o secretário reconhece que o prefeitura vem ate hoje pagando as contas de energia elétrica, dos proprietários de boxes do centro de abastecimento da URBIS, clubes e residências particulares tudo com o dinheiro da arrecadação da TIP; Vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal, Tem julgado Inconstitucional a cobrança da TIP pelo municípios, pelo exposto, vale a pena, o lesado consumidor recorrer ao judiciário, pedindo a suspensão da cobrança da citada taxa.