sexta-feira, 6 de novembro de 2009

De Uruçuca no Sul da Bahia sai primeira exportação de búfalos para as Filipinas



Os primeiros búfalos que o sul da Bahia exporta para as Filipinas foram embarcados na manhã desta quinta-feira (5), na fazenda Bom Sossego, em Uruçuca. É o segundo envio para o exterior realizado pelo estado em menos de um ano, sendo o primeiro para a Venezuela. As 76 fêmeas das raças murrah, mediterâneo e jafarabade irão se juntar a outros 1.726 animais dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais que serão exportadas do Brasil.

Os búfalos têm um peso médio vivo de 240 quilos e cada animal foi vendido por R$ 900. Valor maior que o gado bovino, cotado a R$ 70,00 a arroba. Técnicos do país da Ásia passaram dois meses no Brasil visitando as propriedades e escolhendo os animais. Eles vão percorrer uma distância de 1.550 quilômetros de Uruçuca até a fazenda São Sebastião, no município de Campo Florido, triângulo mineiro. Três caminhões transportam os bubalinos, que enfrentarão 48 horas de viagem até a cidade vizinha a Uberaba.

Em Minas Gerais, os bubalinos ficarão em quarentena, recebendo uma alimentação especial e sendo acompanhados durante todo o tempo por técnicos do governo. Eles seguem depois para o Porto de Santos e de lá embarcam em um navio. Serão 29 dias de viagem até chegar ao país do continente asiático.

Nas Filipinas, os animais serão utilizados em programa governamental de combate à pobreza. Os búfalos serão doados a famílias pobres do meio rural para que reproduzam e se tornem fonte de renda, utilizado para trabalho, e alimentação. O animal é forte produtor de leite e tem uma carne saudável com 40% menos de colesterol, 11% a mais de proteína, 10% mais minerais e 55% menos de calorias que os bovinos.

As Filipinas têm o objetivo de adquirir sete mil animais do Brasil. “É um marco para a região e uma nova oportunidade de investimento”, afirma o pecuarista Abelardo Ribeiro dos Santos Filho, um entusiasta da criação de búfalos. Ele possui fazenda de pecuária bubalina também no recôncavo baiano.

Os animais exportados para as Filipinas passaram por todo o processo de controle sanitário exigido. Segundo o produtor Abelardo Ribeiro, o estado da Bahia tem rebanhos do Brasil de alta qualidade e também é possuidor de um dos melhores controles sanitário do país, há anos zona livre de febre aftosa, fatores que, segundo ele, estão permitindo a exportação.

Para o produtor, o búfalo é uma boa fonte de investimento pelo menor custo de produção. “Eles têm uma fácil adaptação ao clima sul da Bahia e maior resistência. Comem leguminosas e até tiririca, que o gado bovino rejeita”, disse ele. O tratador da fazenda Alberto Vieira da Glória afirma que é muito fácil lidar com os búfalos. “Eles são mais dóceis que os bois e atendem pelo nome ou número facilmente”, disse ele. O pecuarista possui também na fazenda de 268 hectares um plantel de gado girolando, que pretende para manter só búfalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...