quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Conheça os benefícios das atividades físicas na infância

A prática de exercícios físicos não deve ser um hábito apenas dos adultos, mas principalmente das crianças. É o que afirma o profissional de Educação Física, Daniel Cancelli [CREF 001538-G/DF]. “O exercício na infância, seja ele de cunho lúdico ou não, tem como principal objetivo o desenvolvimento motor da criança”, afirma o professor. Segundo ele, a prática de atividades bem orientada ajuda a desenvolver a fase de crescimento deles, além de estimular a socialização com os demais pequeninos. “Isso tudo aliado a uma boa rotina diária faz com que a criança tenha uma vida mais saudável e cresça da melhor forma possível”, conclui.

A prática de exercícios para os pequeninos deve estar associada ao prazer que a criança possui numa determinada modalidade. “A atividade tem que acontecer de uma forma que a criança se divirta, para que ela crie gosto pelo exercício e possa levar esta prática no futuro”, explica Daniel. Para isso, o profissional de Educação Física deve adaptar as aulas infantis, criando brincadeiras que estimulem os pequenos. “Fora das aulas, os pais podem incentivar seus filhos para a prática de diversas atividades, como andar de bicicleta, brincadeiras na piscina, jogar bola, e outros”, conta. (...) 


Postado no CONFEF 

Veja a matéria publicada no BrasíliaEncontro


Conheça os benefícios das atividades físicas na infância
Veja como é possível associar exercícios com a diversão e quando os pais devem ficar em alerta para possíveis excessos'A atividade tem que acontecer de uma forma que a criança se divirta, para que ela crie gosto pelo exercício e possa levar esta prática no futuro', afirma o professor de educação física Daniel Cancelli (Tina Coelho/Esp. CB/D.A Press)
"A atividade tem que acontecer de uma forma que a criança se divirta, para que ela crie gosto pelo exercício e possa levar esta prática no futuro", afirma o professor de educação física Daniel Cancelli
 A prática de exercícios físicos não deve ser um hábito apenas dos adultos, mas principalmente das crianças. É o que afirma o profissional de Educação Física, Daniel Cancelli. “O exercício na infância, seja ele de cunho lúdico ou não, tem como principal objetivo o desenvolvimento motor da criança”, afirma o professor. Segundo ele, a prática de atividades bem orientada ajuda a desenvolver a fase de crescimento deles, além de estimular a socialização com os demais pequeninos. “Isso tudo aliado a uma boa rotina diária faz com que a criança tenha uma vida mais saudável e cresça da melhor forma possível”, conclui. 

A prática de exercícios para os pequeninos deve estar associada ao prazer que a criança possui numa determinada modalidade. “A atividade tem que acontecer de uma forma que a criança se divirta, para que ela crie gosto pelo exercício e possa levar esta prática no futuro”, explica Daniel. Para isso, o profissional de Educação Física deve adaptar as aulas infantis, criando brincadeiras que estimulem os pequenos. “Fora das aulas, os pais podem incentivar seus filhos para a prática de diversas atividades, como andar de bicicleta, brincadeiras na piscina, jogar bola, e outros”, conta. 

Alerta

Os exercícios físicos podem trazer diversos benefícios para a saúde das crianças, mas também apresentam perigos quando há excessos na prática. Para isso, o professor alerta que os pais devem prestar atenção no desempenho deles. “Se a criança chegar em casa e dormir profundamente, ao ponto dos pais não conseguirem acordá-la, pode ser um sinal de exaustão”, explica. Neste momento, o importante é que os pais fiquem atentos, pois os seus filhos podem estar sendo estimulados excessivamente. 

Definir um limite para a prática de exercícios nos pequenos é uma tarefa nada fácil, pois cada criança possui seu ritmo. O importante, segundo Daniel, é observar se aquela determinada modalidade está sendo prazerosa ou não. “Desta forma, o exercício será sempre benéfico para a criança”, finaliza.

Complemento pelo Tresilhasiheos

Importante salientar que a necessidade do profissional de educação física na escola é fundamental para garantir a qualidade e a segurança nas atividades dos alunos, já aprovado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, desde 30/10/2013, agora se encontra no senado para aprovação, também aprovado pelas comissões de de esporte e educação da câmara que obriga estados e municípios terem em seu quadro funcionais até 2018 os profissionais de educação física. segue abaixo as leis que garante a educação física como componente curricular obrigatório da educação básica, aguarda-se ainda a aprovação do senado para que a obrigatoriedade do profissional de educação física nas escolas de educação básica seja uma realidade e venha garantir a esses profissionais o direito ao exercicio da profissão.



Informações:  Lei nº 9.394/96 que dispõe para a Educação Básica:

A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima. e a lei. fonte: 
30/10/2013 - 11h01
Câmara aprova licenciatura obrigatória para professor de Educação Física
Proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise no Plenário da Câmara.

TV Câmara
Dep. Fátima Bezerra (PT-RN)
Fátima Bezerra: a medida deve qualificar o ensino da educação física.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), de forma conclusiva, proposta que exige licenciatura em Educação Física para o professor que ministrar a disciplina na educação básica. Atualmente, essa exigência não consta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96), apesar de a disciplina ser componente curricular obrigatório da educação básica.

Quanto à formação de professores para atuar na educação básica, a LDB admite a formação mínima em nível médio para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

De acordo com a matéria aprovada, os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos, após a publicação da lei, para implementar a medida.

Qualidade
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação aos projetos de lei 6520/09, de Otavio Leite (PSDB-RJ), e PL 7830/10, de Dr. Ubiali (PSB-SP), que tratam do assunto. “O substitutivo, de modo competente, aglutina o disposto em ambos os projetos e aperfeiçoa a redação”, disse a relatora na CCJ, deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

A relatora acredita que a medida deve qualificar o ensino da educação física nas escolas. “O grande desafio da educação brasileira hoje é a qualidade. Não basta só colocar a criança na escola. É preciso que a gente tenha condições e instrumentos para garantir uma aprendizagem efetiva, um ensino de qualidade”, disse.

A proposta segue agora para o Senado, a menos que haja recurso para análise no Plenário da Câmara. A proposta tramitava em conjunto com o PL 4398/08, do deputado Eliene Lima (PSD-MT), que era o texto principal, mas foi rejeitado.
Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

22/03/2013 - 12h59

Educação aprova licenciatura obrigatória para professor de Educação Física

Dep. Lelo Coimbra
Coimbra: aulas de Educação Física dadas por professores não habilitados pode ser prejudicial às crianças.
A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (20) proposta que exige licenciatura em Educação Física para o professor que ministrar a disciplina na educação básica. Atualmente, essa exigência não consta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96), apesar de a disciplina ser componente curricular obrigatório da educação básica.
Quanto à formação de professores para atuar na educação básica, a LDB admite, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
De acordo com a matéria aprovada, os sistemas de ensino terão cinco anos, após a publicação da lei, para implantar a medida.
Substitutivo
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), aos projetos de lei 6520/09, de Otavio Leite (PSDB-RJ), e PL 7830/10, de Dr. Ubiali (PSB-SP), que tratam do assunto.

Ele apontou que a LDB, ao admitir a formação em nível médio para os professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, permite que as aulas de Educação Física sejam dadas por professores não habilitados, o que pode ser prejudicial às crianças.
“Nas crianças, a organização do sistema nervoso central ainda não está concluída, o que só se encerra por volta dos seis anos. Esse aspecto demonstra a importância do acompanhamento e do desenvolvimento da expressão corporal por licenciados em Educação Física”, argumentou Lelo Coimbra.
As duas propostas aprovadas tramitam em conjunto com o PL 4398/08, do deputado Eliene Lima (PSD-MT), que é o principal das três, mas foi rejeitado pela comissão. O relator considerou inapropriados alguns termos utilizados na proposta de Lima.
Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre 
Edição – Marcelo Westphalem
Fonte: Agencia da Câmara

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