domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tudo pronto para saudar Iemanjá no dia 2 de fevereiro em Ilhéus‏

Multidão de Fiéis colocam suas oferendas nos barcos - Festa de Iemanjá - Foto Alfredo FIlho - Secom 1Multidão de Fiéis colocam suas oferendas nos barcos - Festa de Iemanjá - Foto Alfredo Filho
Acontece hoje domingo (02) de fevereiro, a festa anual em homenagem a Iemanjá. A manifestação cultural acontece já há vinte anos em Ilhéus, com a liderança de Mãe Laura, do terreiro Ilê Guaniá de Oyá, e conta com a presença de integrantes de vários outros terreiros da cidade. Os candomblecistas, turistas e devotos se reunirão na Prainha da Maramata, a partir das 10 horas, em um de momento de adoração e agradecimento à orixá que é considerada na cultura afro a senhora das águas salgadas e protetora dos pescadores.

A festa de Iemanjá contará com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que dará suporte com toda a infraestrutura do evento. Segundo o coordenador de receptivo da Setur, Jacks Rodrigues, serão disponibilizados equipamento de som, toldos, banheiros químicos, além dos serviços de limpeza, orientação e ordenamento do transito no local. Para assegurar o bom andamento da cerimônia e segurança dos participantes estarão presentes ainda, a Guarda Municipal e uma equipe de salva-vidas.

Na abertura da festa haverá o cerimonial e em seguida terá uma apresentação de samba de roda com a banda Samba de Treita de Ilhéus. A partir das 16 horas, acontece o tradicional cortejo dos pescadores no mar para entregar o presente de Iemanjá. De acordo com a líder Mãe Laura, os participantes poderão ainda receber o banho de cheiro.
Festa de Iemanjá - Foto Alfredo FIlho - SecomFesta de Iemanjá - Foto Alfredo Filho
Fonte: Diário Bahia
Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...