segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Grupo vai fiscalizar contratos de urgência nos hospitais de Ilhéus

Reunião da Comissão intergestores regional de saúde - foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 
O grupo foi formado durante reunião da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), na sexta-feira, dia 21. No encontro, os gestores de saúde da microrregião Ilhéus foram unânimes ao reconhecer o empenho do atual secretário, José Antônio Ocké, na resolução dos problemas que afetam a saúde pública.  
Durante reunião da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), realizada na última sexta-feira, dia 21, no auditório da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Ilhéus, o representante do Ministério Público, promotor Pedro Coelho, propôs a criação de um sistema de controle na gestão dos contratos firmados com os hospitais e maternidades locais para o atendimento de urgência e emergência, cujo projeto já foi enviado para a apreciação do Conselho Municipal de Saúde.
A reunião contou com a presença do secretário de Saúde de Ilhéus, José Antônio Ocké, dos secretários municipais de Canavieiras, Una, Itacaré, Uruçuca, Arataca, Mascote e Santa Luzia, da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, do promotor da Comarca de Canavieiras, Márcio de Oliveira Neves, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, Fred Santos, do diretor do Hospital Geral Luiz Viana Filho, Júlio Gúzman, e dos diretores dos hospitais contratados, Jorge Viana (Casa de Saúde São Jorge), Carlos Lira (Santa Casa de Misericórdia) e Aldemir Almeida (Coci).
Embora a Prefeitura de Ilhéus mantenha, através da Secretaria de Saúde, o pagamento mensal dos contratos com o objetivo de garantir o atendimento de urgência e emergência nos hospitais da cidade, durante 24 horas - inclusive nos fins de semana, sob a tutela do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda são muito constantes as reclamações dos pacientes. Além disso, os pacientes ainda contam com os serviços de emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado no Bairro da Conquista.
O secretário de Saúde de Ilhéus, José Antônio Ocké, explica que, conforme os contratos, a referência para o atendimento de urgência e emergência em pediatria é a Casa de Saúde São Jorge, localizada na Praça Barão de Rio Branco, no Bairro Cidade Nova, ao lado do Hospital de Ilhéus. Para o atendimento em ortopedia, a referência é a Coci (Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus), situada na Rua Ipanema, no Bairro do Malhado.
Na área de clínica geral, principalmente para adultos, a referência é o Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, situado no centro da cidade, na Ladeira da Vitória. Para os casos de parto, as gestantes devem procurar a Maternidade Santa Helena, que funciona ao lado do Hospital São José.  O secretário salienta que a contratação dos serviços de emergência nos hospitais os obriga a manter plantão durante 24 horas.
Comissão - Ao final da reunião, a Comissão Intergestores Regional criou um grupo de trabalho para acompanhar o cumprimento dos contratos de urgência e emergência e também os referentes ao Edital do Chamamento Público 001/2013, assinados pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na última sexta-feira, com os prestadores de serviços de saúde da rede privada.
O grupo é composto pelos secretários municipais de Saúde de Itacaré, Stela Souza, de Uruçuca, Michelle Correia Fernandes, de Mascote, Moisés Lapido, e pela coordenadora da CIR, Sonilda Mello. Ainda ficou decidida a realização de reunião extraordinária do Colegiado, no próximo dia 11 de março, para discutir o fluxo de regulação dos leitos nos hospitais na microrregião Ilhéus.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...