sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Interação família-escola é tema de Jornada Pedagógica em Itanagra (BA)

Para a educação melhorar, todos devem participar.

Para marcar a volta às aulas nas escolas da rede pública, o município de Itanagra (BA) realiza, nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de fevereiro, Jornada Pedagógica direcionada a educadores, gestores, pais de alunos e demais interessados. O evento tem como tema central a importância da parceria entre família e escola para o sucesso da Educação.


Promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Itanagra em conjunto com o Comitê de Mobilização local, a atividade recebe o apoio de integrantes do Comitê de Salvador, do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação (TIPEMSE) Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como da empresa Copener Florestal. A jornada conta também com a presença do representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia.

A programação da Jornada Pedagógica inclui mesa redonda sobre o tema “Família-escola-comunidade: tríade fundamental à melhoria da qualidade da educação em um diálogo entre o direito e o dever de educar”, conduzida pelo representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia, e pela defensora pública do Estado e coordenadora da Linha de Direitos Humanos do Grupo de Pesquisa TIPEMSE, Andrea Tourinho, com mediação da professora da UNEB e líder do TIPEMSE, Valnice Paiva. Por meio de Oficinas realizadas na tarde do dia 17 de fevereiro e em todo o dia 18, serão discutidos, ainda, temas como “Valorização do papel do educador enquanto sujeito de transformação social” e “Tecnologias e Possibilidades Pedagógicas: inclusão com ou sem computadores”, entre outros.

Confira aqui a programação da Jornada e saiba mais sobre o evento. 

Reunião do Comitê de Mobilização de Salvador

Apoiador da Jornada Pedagógica em Itanagra, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Salvador reuniu-se neste sábado, 15 de fevereiro, com o intuito de avaliar a atuação do grupo em 2013 e propor novas atividades para 2014. De acordo com a mobilizadora e professora da UNEB, Valnice Paiva, um dos desafios do Comitê soteropolitano para este ano é alcançar um número cada vez maior de famílias em uma cidade tão grande e com tantas vulnerabilidades sociais como Salvador.

“Com essa complexidade que nos é imposta, para que realmente possamos dizer que estamos mobilizando, temos que criar e nos apropriar de estratégias metodológicas locais e singulares que nos permitam fazer valer este PMSE pelo qual todos nós nos apaixonamos. E, para conseguirmos um grande efeito mobilizador, primeiramente, constituímos um grupo multidisciplinar, multireferencial e bastante eclético”, conta Valnice.

A mobilizadora também destacou a importância das parcerias conquistadas pelo Comitê para expandir as ações do grupo. “Tivemos o privilégio de atrair lideranças de diversas comunidades e órgãos do estado – a Mobilização Social pela Educação faz parte das ações da UNEB no Programa Prioritário de estado que é o programa Pacto pela Vida (PPV)”, complementou.  Além do PPV e da UNEB, o Comitê de Salvador conta com o apoio da Defensoria Pública da Bahia, da Secretaria de Cultura e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB).

Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora social pela Educação na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...